Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental (CBO 2313-05): Imagine alguém capaz de transformar números e fórmulas em aventuras diárias para jovens mentes curiosas. Essa é a missão dos professores de ciências exatas e naturais do ensino fundamental. Para embarcar nessa jornada, é necessário ter um diploma de ensino superior na área e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Esses profissionais desempenham seu papel em uma variedade de ambientes, desde escolas tradicionais até ONGs, lidando com alunos de diferentes idades e fundos culturais. Eles enfrentam desafios como horários variáveis e, às vezes, espaços de trabalho improvisados, mas o prazer de ver os olhos dos alunos brilharem ao entender um conceito novo compensa tudo.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Pernambuco (Estado), foram levantados 1,800 profissionais que atuam como Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,315.41 e uma carga horária de 35 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,699.61, enquanto a mediana fica em R$ 3,315.41, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,060. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 7,636.48, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de ciências exatas e naturais do ensino fundamental em Pernambuco (Estado) tende a ser vista como modesta, situando-se principalmente abaixo de R$ 5,000.00, o que é considerado um salário confortável no Brasil. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa variação sugere que, com dedicação e experiência, os professores podem alavancar suas carreiras e alcançar remunerações mais atrativas.
O mercado de trabalho para professores de ciências exatas e naturais do ensino fundamental em Pernambuco mostra um ligeiro aumento no saldo de contratações. Até julho de 2025, o saldo chegou a 38, um crescimento de 3 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 35. Embora a variação seja modesta, ela indica uma tendência positiva no setor educacional do estado.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são o ensino fundamental e o ensino médio, ambos com um saldo de 21. Em seguida, aparecem a educação infantil - creche e a educação superior - graduação e pós-graduação, com um saldo de 1 cada. Por fim, atividades de associações de defesa de direitos sociais não contribuíram com novas vagas neste período. Esses dados mostram que a demanda por professores dessas áreas está concentrada principalmente no ensino básico.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.