Motorista de ônibus urbano (CBO 7824-10): Imagine ser a alma da cidade, levando pessoas de um ponto a outro, sempre no horário certo. Essa é a vida de um motorista de ônibus urbano. Para entrar nesse mundo, você precisa ter uma carteira de habilitação, ensino fundamental completo e um curso básico de qualificação de até 200 horas, que inclui mecânica e eletricidade de veículos. Depois de três ou quatro anos de experiência, você estará pronto para enfrentar o tráfego caótico e os horários apertados. Trabalhar como motorista de ônibus é como dançar uma coreografia complexa, onde cada movimento precisa ser preciso e seguro. Além disso, você precisa lidar com a pressão de cumprir horários, estar em pé por longos períodos e, às vezes, enfrentar situações estressantes, como acidentes ou assaltos. Mas, no final do dia, há uma sensação única de ter feito parte da rotina de muitas pessoas.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Pernambuco (Estado), foram levantados 7,634 profissionais que atuam como Motorista de ônibus urbano, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,189.80 e uma carga horária de 47 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,524.98, enquanto a mediana fica em R$ 3,189.80, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,453.09. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 4,120.99, demonstrando uma discreta variação salarial dentro da ocupação.
A remuneração dos motoristas de ônibus urbanos em Pernambuco, que oscila entre R$ 2,524.98 e R$ 3,453.09, encontra-se na faixa de salários baixos a moderados no contexto brasileiro. Embora essa remuneração possa não ser vista como alta, ela oferece uma margem de crescimento, especialmente para aqueles que buscam alcançar o top 5% de remuneração. A diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para melhorias salariais com o tempo e a experiência, proporcionando uma perspectiva positiva para os profissionais da área.
Até julho de 2025, o saldo de contratações para motoristas de ônibus urbano em Pernambuco somou 112, representando uma redução de 123 em comparação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 235. Essa diminuição sugere que o setor enfrenta desafios na geração de empregos, embora ainda haja um saldo positivo de novas contratações.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são a locação de automóveis sem condutor, com 59 novos postos de trabalho, seguida pelo transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, que adicionou 55 vagas. O transporte escolar vem em terceiro lugar, com 53 novas oportunidades. Os setores de fretamento e serviços de apoio administrativo completam a lista, com 34 e 23 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.