Motorista de ônibus rodoviário (CBO 7824-05): Imagine-se sentado no volante de um gigantesco ônibus, pronto para embarcar em uma jornada de longas distâncias. Essa é a vida de um motorista de ônibus rodoviário, que não só dirige o veículo, mas também garante a segurança e o conforto dos passageiros. Para entrar nesse mundo, é necessário ter uma carteira de habilitação, completar o ensino fundamental e participar de um curso básico de qualificação de até 200 horas, que inclui mecânica e eletricidade de veículos. Após três ou quatro anos de experiência, o motorista estará apto para enfrentar os desafios do ofício. Os motoristas trabalham em veículos, lidando com horários irregulares e pressão para cumprir horários, além de enfrentar situações de estresse e riscos de acidentes e assaltos.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Pernambuco (Estado), foram levantados 2,629 profissionais que atuam como Motorista de ônibus rodoviário, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,900.36 e uma carga horária de 45 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,141.33, enquanto a mediana fica em R$ 2,900.36, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,316.96. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 3,900.59, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
Com uma remuneração que geralmente varia entre R$ 2,141.33 e R$ 3,316.96, a maioria dos motoristas de ônibus rodoviário em Pernambuco ganha um salário que pode ser considerado baixo no contexto brasileiro, onde remunerações abaixo de R$ 3,000.00 são frequentemente associadas a insatisfação. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, permitindo que os motoristas busquem melhorias salariais com mais experiência e qualificações.
O mercado de trabalho para motoristas de ônibus rodoviário em Pernambuco registra um saldo de contratações negativo de -54 até julho de 2025, representando uma redução de 36 em relação ao mesmo período do ano passado. Essa diminuição sinaliza uma tendência de desaceleração no setor de transporte rodoviário, refletindo possivelmente mudanças na demanda ou na economia regional.
Na análise dos setores que mais contrataram, destaca-se a organização de excursões em veículos rodoviários próprios, que adicionou 49 novas vagas. Logo atrás, o transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, contribuiu com 26 vagas. Outros setores relevantes incluem o transporte rodoviário coletivo de passageiros sob regime de fretamento, municipal, com 12 vagas, transporte escolar, com 8, e serviços especializados de apoio administrativo, com 7.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.