Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) (CBO 7825-10): Imagine-se dirigindo por estradas sinuosas, cruzando fronteiras e transportando cargas de todo tipo. Essa é a vida de um motorista de caminhão, uma profissão que, apesar de exigir apenas o ensino fundamental, precisa de um curso básico de qualificação e de um período de experiência entre um a dois anos. Os caminhoneiros são os verdadeiros heróis das estradas, enfrentando horários irregulares e alternados, muitas vezes sozinhos ou em duplas. Eles lidam com cargas pesadas e volumosas, operam equipamentos, realizam inspeções e reparos em veículos, vistoriam cargas e verificam documentação. Em resumo, são os responsáveis por manter o fluxo de mercadorias rodoviário funcionando.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Pernambuco (Estado), foram levantados 26,437 profissionais que atuam como Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,696.56 e uma carga horária de 46 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,315.05, enquanto a mediana fica em R$ 2,696.56, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,116.09. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 4,452.81, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Com uma remuneração que geralmente varia entre R$ 2,315.05 e R$ 3,116.09, a maioria dos motoristas de caminhão em Pernambuco (Estado) ganha um salário que pode ser considerado baixo no contexto brasileiro, onde remunerações abaixo de R$ 3,000.00 são frequentemente associadas a insatisfação. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, sugerindo que com dedicação e experiência, os motoristas podem alavancar suas carreiras para remunerações mais atrativas.
O mercado de trabalho para motoristas de caminhão em Pernambuco registra um saldo de contratações negativo de -609 até julho de 2025, representando uma redução de 119 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de -490. Essa tendência indica que o setor enfrenta desafios significativos na geração de empregos, com mais desligamentos do que contratações.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações de motoristas de caminhão são variados. A coleta de resíduos não perigosos lidera com 48 novos postos de trabalho. Em segundo lugar, o aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, com 36 vagas. Logo atrás, a locação de mão de obra temporária adicionou 30 oportunidades. Os serviços combinados de escritório e apoio administrativo contribuíram com 21 vagas, enquanto o aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais somou 16 novas posições.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.