Auxiliar de desenvolvimento infantil (CBO 3311-10): Imagine um mundo cheio de risos, pinturas coloridas e brincadeiras intermináveis. Essa é a vida de um auxiliar de desenvolvimento infantil, aquele profissional que ajuda a moldar mentes pequenas e grandes sonhos. Com um ensino médio completo e um aprendizado prático no local de trabalho, esses heróis da educação infantil trabalham em escolas públicas e privadas, tanto dentro quanto fora de salas de aula. Eles passam seus dias ensinando, cuidando e orientando crianças de zero a seis anos, garantindo que cada momento seja uma oportunidade para aprender e crescer.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Pernambuco (Estado), foram levantados 8,054 profissionais que atuam como Auxiliar de desenvolvimento infantil, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 1,418 e uma carga horária de 39 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,325, enquanto a mediana fica em R$ 1,418, com o terceiro quartil chegando a R$ 1,566.80. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 2,729.93, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
A remuneração dos auxiliares de desenvolvimento infantil em Pernambuco (Estado) tende a ser vista como baixa, situando-se abaixo da faixa de R$ 3,000.00, que é quando muitos brasileiros começam a sentir maior satisfação financeira. No entanto, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa variação sugere que, com dedicação e experiência, os profissionais podem alavancar suas carreiras e alcançar remunerações mais elevadas.
O mercado de trabalho para auxiliares de desenvolvimento infantil em Pernambuco tem mostrado uma redução nas contratações. Até julho de 2025, o saldo de contratações foi de 496, representando uma queda de 303 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 799. Essa diminuição sugere que o setor está enfrentando desafios na criação de novas oportunidades de emprego.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações de auxiliares de desenvolvimento infantil são variados. O ensino fundamental lidera com 137 novas vagas, seguido pelo fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros, com 91 vagas. A educação infantil vem logo atrás, com 87 vagas, enquanto atividades de associações de defesa de direitos sociais e o ensino médio somam 75 e 51 vagas, respectivamente. Esses números indicam que a educação e os serviços de apoio educacional continuam sendo áreas importantes para a geração de emprego nesta ocupação.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.