Professor de química no ensino médio (CBO 2321-65): Imagine alguém capaz de transformar a complexidade da química em lições que prendem a atenção dos alunos, muitas vezes rebeldes e desafiadores. Esses professores não só transmitem conhecimento, mas também inspiram curiosidade e paixão pela ciência. Para se tornar um professor de química no ensino médio, é necessário ter um diploma de nível superior em química ou áreas afins. Além disso, para trabalhar na rede pública, é preciso passar por um concurso público. Os professores de química lidam com uma variedade de estudantes, principalmente adolescentes, de diferentes origens culturais e sociais. Eles trabalham em escolas públicas e privadas, em zonas urbanas, enfrentando desafios como ruído intenso, fadiga vocal e estresse, mas também experimentando a recompensa de ver seus alunos aprenderem e crescerem.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Paraná (Estado), foram levantados 2,300 profissionais que atuam como Professor de química no ensino médio, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,652.95 e uma carga horária de 37 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,632.29, enquanto a mediana fica em R$ 4,652.95, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,226.81. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 9,242.16, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Os professores de química no ensino médio do Paraná têm uma remuneração que, em sua maioria, varia entre R$ 3,632.29 e R$ 6,226.81, situando-se em uma faixa que oferece uma qualidade de vida razoável, mas que ainda pode ser vista como insatisfatória para alguns. No entanto, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e financeiro, incentivando os educadores a buscar qualificações adicionais e experiências que possam aumentar seu rendimento ao longo da carreira.
Até julho de 2025, o saldo de contratações de professores de química no ensino médio no Paraná somou 29, representando um aumento de 5 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 24. Essa pequena, mas consistente, melhoria sugere que há uma demanda crescente por esses profissionais na região, embora o ritmo de crescimento seja gradual.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são, em primeiro lugar, o ensino fundamental, que adicionou 14 novos postos de trabalho. Logo atrás, o ensino médio contribuiu com 8 vagas. Os cursos preparatórios para concursos e a educação infantil - pré-escola compartilham o terceiro lugar, ambos com 3 vagas. Por fim, outras atividades de ensino não especificadas anteriormente adicionaram apenas 1 vaga.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.