Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) (CBO 2311-10): Imagine a responsabilidade de moldar mentes minúsculas, despertando curiosidade e aprendizado desde os primeiros anos de vida. Esses profissionais, com formação superior em educação e passando por concursos públicos, são os arquitetos do futuro, construindo blocos fundamentais do conhecimento. Trabalhando em instituições de ensino, públicas ou privadas, eles enfrentam o desafio de criar um ambiente seguro e estimulante para as crianças, enquanto lidam com a supervisão ocasional e a rotina diurna. Além disso, podem ter que lidar com o barulho intenso de uma sala cheia de energia infantil, mas isso só faz parte do charme do trabalho!
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Paraná (Estado), foram levantados 4,848 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,187.25 e uma carga horária de 37 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,252, enquanto a mediana fica em R$ 4,187.25, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,273.55. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 7,389.62, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Os professores de nível superior na educação infantil do Paraná recebem uma remuneração que, embora variável, tende a ser confortável, situando-se acima de R$ 3,000.00, o que geralmente proporciona uma melhor qualidade de vida. Ainda que a maioria esteja na faixa de R$ 2,252 a R$ 5,273.55, a possibilidade de crescimento profissional é evidente, especialmente para aqueles que alcançam o top 5%, com uma remuneração que ultrapassa R$ 7,000.00. Isso indica que, com dedicação e experiência, há espaço para ascensão e melhores oportunidades financeiras.
Até julho de 2025, o saldo de contratações para professores de nível superior na educação infantil no Paraná somou 340, representando um aumento de 57 em relação ao mesmo período do ano anterior. Essa melhoria sugere que há uma demanda crescente por profissionais qualificados para atuar com crianças de zero a três anos, refletindo possivelmente em investimentos na infraestrutura educacional do estado.
O setor público tem se destacado como um dos maiores empregadores, com a administração pública em geral liderando as contratações, somando 116 novos postos. Logo atrás, a educação infantil - pré-escola contribuiu com 74 vagas, seguida pela creche, com 52. Atividades de associações de defesa de direitos sociais e ensino fundamental também se destacaram, com 49 e 33 vagas, respectivamente. Esses números mostram uma diversificação das oportunidades, tanto no setor público quanto privado.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.