Professor de nível médio no ensino fundamental (CBO 3312-05): Imagine a figura central que guia as mentes jovens em sua jornada educacional inicial. Esses profissionais são os mestres que introduzem crianças ao fascinante mundo do conhecimento, desde a alfabetização até a expressão artística. Para entrar nesse ofício, você precisará de um diploma de nível médio profissionalizante em magistério, embora a partir de 2007, o requisito mínimo passe a ser um diploma de nível superior completo na área de educação. Os professores de ensino fundamental atuam tanto na rede pública quanto na privada, em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambientes fechados e em horário diurno. Além disso, eles têm a missão de conscientizar a comunidade escolar sobre temas essenciais para a cidadania e a qualidade de vida.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Paraná (Estado), foram levantados 28,871 profissionais que atuam como Professor de nível médio no ensino fundamental, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,529.58 e uma carga horária de 29 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,564.77, enquanto a mediana fica em R$ 3,529.58, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,688.70. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 6,853.01, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Os professores de nível médio no ensino fundamental no Paraná (Estado) recebem uma remuneração que, embora variável, tende a ser vista como modesta no contexto brasileiro. No entanto, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e melhorias salariais. Essa oportunidade de progresso pode ser encorajadora para aqueles que buscam desenvolver suas carreiras na educação básica.
O mercado de trabalho para professores de nível médio no ensino fundamental no Paraná registrou um saldo de 313 contratações até julho de 2025, representando uma redução de 238 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 551. Essa diminuição sugere que houve uma desaceleração no ritmo de contratações, embora ainda se mantenha um saldo positivo, indicando que há demanda por esses profissionais.
Os setores que mais contribuíram para essas contratações foram a administração pública em geral, com 154 novas vagas, seguida pelo ensino fundamental, que adicionou 74 oportunidades. As atividades de associações de defesa de direitos sociais também se destacaram, com 42 contratações, enquanto a educação infantil - pré-escola e creche somaram 23 e 20 vagas, respectivamente. Esses números mostram que a maioria das oportunidades está concentrada em áreas diretamente relacionadas à educação e serviços públicos.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.