Professor de matemática no ensino médio (CBO 2321-55): Imagine alguém capaz de transformar equações e fórmulas em aventuras diárias para adolescentes. Essa é a missão dos professores de matemática no ensino médio. Para entrar nesse time, você precisa ter um diploma de nível superior, geralmente em Matemática ou Pedagogia, e, se for trabalhar na rede pública, passar por um concurso público. Os professores lidam com alunos de diferentes backgrounds culturais e sociais, muitas vezes em zonas urbanas, e enfrentam desafios como ruído intenso, fadiga vocal e estresse. Apesar disso, a recompensa de ver os olhos dos estudantes brilharem quando entendem um conceito difícil é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Paraná (Estado), foram levantados 9,267 profissionais que atuam como Professor de matemática no ensino médio, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 5,225.82 e uma carga horária de 39 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 4,092.50, enquanto a mediana fica em R$ 5,225.82, com o terceiro quartil chegando a R$ 7,290.05. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 10,713.40, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de matemática no ensino médio no Paraná (Estado) é bastante satisfatória para a maioria dos brasileiros, já que a maioria dos salários está acima de R$ 5,000.00, que é considerado um salário confortável. No entanto, há espaço para crescimento profissional, visto que a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% é substancial. Isso indica que, com dedicação e esforço, os professores podem alavancar suas carreiras e alcançar remunerações mais altas.
O mercado de trabalho para professores de matemática no ensino médio no Paraná tem mostrado sinais de crescimento. Até julho de 2025, o saldo de contratações subiu para 26, um aumento de 6 em relação aos 20 registrados no mesmo período do ano anterior. Isso reflete uma tendência positiva na demanda por profissionais nesta área, embora o número ainda seja relativamente modesto.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são a educação infantil e o ensino médio, com 8 e 7 vagas, respectivamente. Os cursos preparatórios para concursos também se destacam, com 6 novas posições. O ensino fundamental e a educação superior completam o top 5, com 3 e 2 vagas, respectivamente. Esses dados sugerem que há uma diversificação na procura por professores de matemática, abrangendo diferentes níveis educacionais.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.