Professor de matemática do ensino fundamental (CBO 2313-40): Imagine alguém capaz de transformar números e fórmulas em aventuras educativas para jovens mentes curiosas. Essa é a missão dos professores de matemática do ensino fundamental. Para embarcar nessa jornada, é necessário ter um diploma de ensino superior na área e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Esses profissionais trabalham em ambientes diversos, desde salas de aula bem equipadas até ambientes improvisados, lidando com alunos de diferentes idades e backgrounds. Eles enfrentam desafios como a necessidade de adaptar suas aulas a diferentes estilos de aprendizagem e a possibilidade de trabalhar em horários variáveis, mas a recompensa de ver seus alunos progredirem é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Paraná (Estado), foram levantados 5,270 profissionais que atuam como Professor de matemática do ensino fundamental, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,919.34 e uma carga horária de 37 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,613.12, enquanto a mediana fica em R$ 3,919.34, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,199. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,748.41, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de matemática do ensino fundamental no Paraná (Estado) tende a ser vista como modesta, situando-se acima da faixa de salários baixos, mas ainda longe dos níveis que proporcionam maior satisfação financeira. No entanto, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e financeiro. Essa variação sugere que, com dedicação e progresso na carreira, é possível alcançar remunerações mais confortáveis.
Até julho de 2025, o saldo de contratações de professores de matemática do ensino fundamental no Paraná somou 70, representando um aumento de 13 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 57. Essa melhoria sugere um crescimento gradual na demanda por esses profissionais, refletindo talvez uma expansão nos recursos educacionais ou uma maior ênfase na formação matemática desde cedo.
Os setores que mais têm contribuído para esse aumento são, em primeiro lugar, o ensino médio, com 24 novas contratações. Logo atrás, o ensino fundamental registrou 23 novas vagas. A educação infantil também se destaca, com a pré-escola adicionando 11 vagas e a creche, 9. Outras atividades de ensino, não especificadas anteriormente, completam o top 5, com apenas 2 novas vagas. Esses dados mostram uma clara preferência pelas etapas de ensino mais avançadas.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.