Professor de alunos com deficiência múltipla (CBO 2392-20): Imagine a missão de transformar vidas através da educação, especialmente quando se trata de alunos que enfrentam desafios únicos. Esses professores são verdadeiros heróis, dedicados a promover a inclusão e o aprendizado de estudantes com necessidades educativas especiais. Para entrar nesse campo, é necessário ter um curso superior na área de educação, além de cursos ou especializações na área de educação especial. As condições de trabalho variam desde ambientes de ensino até centros de saúde e serviços sociais, onde esses profissionais trabalham tanto individualmente quanto em equipe interdisciplinar. Apesar de eventualmente enfrentarem situações de estresse e exposição a condições insalubres, a recompensa de ver seus alunos progredirem é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Paraná (Estado), foram levantados 8,131 profissionais que atuam como Professor de alunos com deficiência múltipla, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,468.05 e uma carga horária de 38 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,781.54, enquanto a mediana fica em R$ 4,468.05, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,194.60. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 8,489.11, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Considerando as faixas salariais no Brasil, a remuneração dos professores de alunos com deficiência múltipla no Paraná tende a ser vista como modesta, mas suficiente para garantir uma qualidade de vida decente. Ainda que a maioria esteja no patamar de R$ 3,781.54 a R$ 6,194.60, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa amplitude sugere que, com dedicação e qualificações adicionais, é possível alcançar remunerações mais elevadas, proporcionando uma melhor satisfação financeira.
O mercado de trabalho para professores de alunos com deficiência múltipla no Paraná está mostrando sinais de crescimento. Até julho de 2025, o saldo de contratações chegou a 156, um aumento de 52 em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 104. Essa melhoria reflete uma demanda crescente por profissionais especializados nessa área, sinalizando uma tendência positiva no estado.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são a seleção e agenciamento de mão de obra, com 80 novas vagas, seguido pelas atividades de associações de defesa de direitos sociais, que adicionaram 64 postos de trabalho. O ensino fundamental e os serviços de assistência social sem alojamento também se destacaram, embora com saldos menores de 4 vagas cada. A administração pública em geral completou o top 5, com 2 novas vagas.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.