Operador de transporte multimodal (CBO 3421-10): Imagine que você é o maestro de uma sinfonia logística, onde cada nota é uma carga, cada instrumento é um meio de transporte, e cada movimento é uma rota cuidadosamente planejada. Essa é a vida de um operador de transporte multimodal. Com formação pós-ensino médio, seja através de uma especialização ou graduação tecnológica na área de transportes, esses profissionais entram em ação após um ou dois anos de experiência prática. Eles trabalham em empresas de transportes intermodais, podendo estar tanto no escritório quanto no campo, supervisionando equipes e garantindo que tudo flua com a precisão de um relógio suíço. Às vezes, o estresse é inevitável, mas a sensação de ver uma carga segura e pontualmente entregue compensa todas as dificuldades.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Paraná (Estado), foram levantados 1,016 profissionais que atuam como Operador de transporte multimodal, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,540.58 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,100,00, enquanto a mediana fica em R$ 2,540.58, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,573.32. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 7,364.12, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os operadores de transporte multimodal no Paraná (Estado) recebem salários que, na maioria das vezes, variam entre R$ 2,100.00 e R$ 3,573.32, que podem ser considerados baixos a moderados no contexto brasileiro. Embora a faixa salarial seja relativamente baixa, a possibilidade de crescimento profissional é evidente, especialmente quando se observa a discrepância entre o primeiro quartil e o top 5%. Essa amplitude sugere que há espaço para melhorias salariais com o tempo e a aquisição de mais habilidades e experiência.
O mercado de trabalho para operadores de transporte multimodal no Paraná mostra um ligeiro aumento nas contratações. Até julho de 2025, o saldo de movimentações chegou a 76, um crescimento de 7 em relação aos 69 registrados no mesmo período do ano anterior. Embora a diferença seja modesta, este número sugere uma estabilidade gradual no setor de logística e transporte.
O setor de transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional, lidera as contratações com 52 novas vagas. Logo atrás, o comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores contribuiu com 17 novas oportunidades. Outros setores relevantes incluem a instalação e manutenção de sistemas de ar condicionado, com 8 vagas, e o comércio varejista de alimentos, juntamente com serviços combinados de escritório e apoio administrativo, ambos com 5 vagas cada.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.