Motorista operacional de guincho (CBO 7825-15): Imagine um dia cheio de adrenalina, onde você precisa resgatar veículos avariados, transportar cargas pesadas e ainda garantir que tudo chegue no horário certo. Essa é a vida de um motorista operacional de guincho. Com apenas o ensino fundamental e um curso básico de qualificação, esses profissionais entram na estrada para enfrentar desafios diários. Após um a dois anos de experiência, eles dominam o ofício, capazes de definir rotas, operar equipamentos e até mesmo fazer reparos básicos. O trabalho é realizado em veículos, muitas vezes em turnos irregulares, e pode incluir situações desconfortáveis e até mesmo exposição a materiais tóxicos.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Paraná (Estado), foram levantados 2,903 profissionais que atuam como Motorista operacional de guincho, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,901.68 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,385.51, enquanto a mediana fica em R$ 2,901.68, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,568.30. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,368.00, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos motoristas operacionais de guincho no Paraná (Estado) tende a ser vista como baixa a moderada no contexto brasileiro, já que a maioria dos salários se encontra abaixo de R$ 3,000.00. No entanto, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa variação sugere que, com dedicação e experiência, os motoristas podem alavancar suas carreiras e alcançar remunerações mais confortáveis.
Até julho de 2025, o saldo de contratações de motoristas operacionais de guincho no Paraná somou 123, uma pequena redução de apenas 2 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 125. Apesar da diminuição, o número ainda é bastante positivo, mostrando que o setor mantém um bom ritmo de contratações.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são variados. A construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica lidera com 34 novas vagas. Logo atrás, com 33 vagas, estão as concessionárias de rodovias, pontes e túneis. Os serviços de reboque de veículos também se destacam, com 24 novas oportunidades. Outros setores importantes são a operação de equipamentos para transporte e elevação de cargas, com 22 vagas, e o transporte rodoviário de carga, com 21 novas posições.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.