Motorista de ônibus urbano (CBO 7824-10): Imagine ser a alma da cidade, levando pessoas de um ponto a outro, sempre no horário certo. Essa é a vida de um motorista de ônibus urbano. Para entrar nesse mundo, você precisa ter uma carteira de habilitação, ensino fundamental completo e um curso básico de qualificação de até 200 horas, que inclui mecânica e eletricidade de veículos. Depois de três ou quatro anos de experiência, você estará pronto para enfrentar o tráfego caótico e os horários apertados. Trabalhar como motorista de ônibus é como dançar uma coreografia complexa, onde cada movimento precisa ser preciso e seguro. Além disso, você precisa lidar com a pressão de cumprir horários, estar em pé por longos períodos e, às vezes, enfrentar situações estressantes, como acidentes ou assaltos. Mas, no final do dia, há uma sensação única de ter feito parte da rotina de muitas pessoas.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Paraná (Estado), foram levantados 15,564 profissionais que atuam como Motorista de ônibus urbano, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,332.07 e uma carga horária de 46 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,541.92, enquanto a mediana fica em R$ 3,332.07, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,966.43. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,154.83, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Com uma remuneração que geralmente varia entre R$ 2,541.92 e R$ 3,966.43, a maioria dos motoristas de ônibus urbanos no Paraná (Estado) ganha um salário que pode ser considerado baixo a moderado no contexto brasileiro. No entanto, há espaço para crescimento, já que a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica uma margem significativa para melhorias salariais. Essa possibilidade de progresso pode ser encorajadora para quem busca estabilidade financeira no longo prazo.
Até julho de 2025, o saldo de contratações de motoristas de ônibus urbano no Paraná somou 657, representando um aumento de 103 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 554. Essa melhoria sugere que há uma demanda crescente por esses profissionais, refletindo possivelmente um aumento na oferta de serviços de transporte público na região.
Os setores que mais contribuíram para essas contratações são, em primeiro lugar, o transporte rodoviário coletivo de passageiros com itinerário fixo, municipal, que adicionou 164 novos postos de trabalho. Logo atrás, o transporte escolar contribuiu com 125 vagas. O transporte rodoviário coletivo de passageiros sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional, também se destacou, com 108 novas oportunidades. Outros setores importantes incluem o transporte rodoviário coletivo de passageiros sob regime de fretamento, municipal, com 91 vagas, e o transporte rodoviário coletivo de passageiros com itinerário fixo em regiões metropolitanas, que adicionou 35 postos de trabalho.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.