Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) (CBO 7825-10): Imagine-se dirigindo por estradas sinuosas, cruzando fronteiras e transportando cargas de todo tipo. Essa é a vida de um motorista de caminhão, uma profissão que, apesar de exigir apenas o ensino fundamental, precisa de um curso básico de qualificação e de um período de experiência entre um a dois anos. Os caminhoneiros são os verdadeiros heróis das estradas, enfrentando horários irregulares e alternados, muitas vezes sozinhos ou em duplas. Eles lidam com cargas pesadas e volumosas, operam equipamentos, realizam inspeções e reparos em veículos, vistoriam cargas e verificam documentação. Em resumo, são os responsáveis por manter o fluxo de mercadorias rodoviário funcionando.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Paraná (Estado), foram levantados 110,282 profissionais que atuam como Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,005.25 e uma carga horária de 47 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,527.09, enquanto a mediana fica em R$ 3,005.25, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,567.78. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,465.43, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos motoristas de caminhão no Paraná tende a ser vista como modesta, já que a maioria dos salários se encontra abaixo do patamar de R$ 5,000.00, que é considerado confortável no Brasil. No entanto, a discrepância entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa variação sugere que, com dedicação e experiência, os motoristas podem alavancar suas carreiras e alcançar remunerações mais elevadas, proporcionando uma melhor qualidade de vida.
O mercado de trabalho para motoristas de caminhão no Paraná registrou um saldo de 2.017 contratações até julho de 2025, representando uma redução de 973 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 2.990. Essa diminuição sugere que, embora haja demanda por esses profissionais, o ritmo de contratações está mais lento do que no ano passado.
O setor de transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional, lidera as contratações com 1.219 novos postos de trabalho. Logo atrás, o transporte rodoviário de carga municipal adicionou 167 vagas. Outros setores relevantes incluem a construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica, com 75 vagas, e o transporte de produtos perigosos, juntamente com a extração de madeira em florestas plantadas, ambas com 71 vagas.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.