Mecânico de veículos automotores a diesel (CBO 9144-25): Imagine a cena: você está dirigindo seu caminhão favorito, e de repente, algo não vai bem. É nesse momento que entra em ação o herói do dia: o mecânico de veículos a diesel. Esses profissionais são verdadeiros detetives da mecânica, capazes de identificar problemas complexos e resolver situações aparentemente impossíveis. Para chegar lá, é necessário ter o ensino fundamental completo e um curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores, além de noções de eletricidade e eletrônica. Três a quatro anos de experiência no campo são suficientes para dominar a arte de manter esses veículos funcionando como novos. Os mecânicos trabalham em diversos ambientes, desde oficinas fechadas a áreas abertas, enfrentando horários variados e, às vezes, posições desconfortáveis. Mas, ao final do dia, a satisfação de ver um veículo de volta à estrada é inegável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Paraná (Estado), foram levantados 4,478 profissionais que atuam como Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,750 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,050, enquanto a mediana fica em R$ 2,750, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,000. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 6,798.42, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Com uma remuneração que geralmente varia entre R$ 2,050 e R$ 4,000, a maioria dos mecânicos de diesel no Paraná ganha um salário que pode ser considerado modesto no contexto brasileiro. No entanto, a margem de crescimento é bastante notável, especialmente quando se compara o primeiro quartil ao top 5%. Essa amplitude indica que há espaço para melhorias salariais significativas à medida que os profissionais ganham experiência e habilidades adicionais, tornando a carreira promissora para quem busca progressão financeira.
O mercado de trabalho para mecânicos de veículos automotores a diesel no estado do Paraná registrou um saldo de contratações de 0 até julho de 2025, representando uma redução de 156 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Essa queda sugere que o setor enfrenta desafios, possivelmente relacionados à demanda por serviços de manutenção e reparo de veículos a diesel.
Os setores que mais contribuíram para as contratações de mecânicos de veículos a diesel no Paraná foram o transporte rodoviário de carga, com 23 novos postos de trabalho, seguido pelo recondicionamento e recuperação de motores, que adicionou 12 vagas. Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores também se destacaram, com 7 novas oportunidades. O transporte de produtos perigosos e serviços de usinagem, torneiria e solda completaram o top 5, cada um com 5 vagas.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.