Professor de química no ensino médio (CBO 2321-65): Imagine alguém capaz de transformar a complexidade da química em lições que prendem a atenção dos alunos, muitas vezes rebeldes e desafiadores. Esses professores não só transmitem conhecimento, mas também inspiram curiosidade e paixão pela ciência. Para se tornar um professor de química no ensino médio, é necessário ter um diploma de nível superior em química ou áreas afins. Além disso, para trabalhar na rede pública, é preciso passar por um concurso público. Os professores de química lidam com uma variedade de estudantes, principalmente adolescentes, de diferentes origens culturais e sociais. Eles trabalham em escolas públicas e privadas, em zonas urbanas, enfrentando desafios como ruído intenso, fadiga vocal e estresse, mas também experimentando a recompensa de ver seus alunos aprenderem e crescerem.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em Curitiba (PR), foram levantados 2,055 profissionais que atuam como Professor de química no ensino médio, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,904.76 e uma carga horária de 39 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,938.03, enquanto a mediana fica em R$ 4,904.76, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,537.37. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 9,471.57, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Os professores de química em Curitiba têm uma remuneração que, em sua maioria, varia entre R$ 3,938.03 e R$ 6,537.37, situando-se em uma faixa que oferece uma qualidade de vida razoável no contexto brasileiro. Embora a maioria esteja acima da linha que separa a insatisfação da satisfação, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e financeiro. Essa amplitude sugere que, com dedicação e habilidades adicionais, os professores podem aspirar a remunerações mais elevadas.
O mercado de trabalho para professores de química no ensino médio em Curitiba apresenta um saldo de contratações de 7 até julho de 2025, uma redução de 3 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 10. Essa diminuição sugere uma ligeira desaceleração no ritmo de contratações, embora ainda haja demanda por esses profissionais na cidade.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são, em primeiro lugar, o ensino fundamental, com 4 novas vagas. Logo atrás, os cursos preparatórios para concursos e a educação infantil - creche e pré-escola, cada um com 2 vagas. Por fim, os serviços de assistência social sem alojamento não registraram alterações no número de contratações. Esses dados mostram que a demanda por professores de química se concentra principalmente em áreas educacionais diversas.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.