O que faz um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)?

Professor de nível superior na educação infantil (CBO 2311-05): Imagine a responsabilidade de moldar mentes pequenas e curiosas! Esses profissionais são os arquitetos do aprendizado nas primeiras etapas da vida escolar. Para se tornar um professor de educação infantil, é necessário ter formação superior em educação e passar por um concurso público, caso queira atuar na rede pública. Os professores trabalham em ambientes fechados, geralmente durante o dia, e podem enfrentar um bom barulho quando as crianças estão em plena atividade. Apesar dos desafios, a recompensa de ver as crianças crescendo e aprendendo é inestimável.

  • Promovem a educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de quatro a seis anos.
  • Planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas.
  • Organizam atividades educativas e recreativas para as crianças.
  • Pesquisam métodos e técnicas pedagógicas para melhorar a qualidade do ensino.
  • Interagem com a família e a comunidade, promovendo a integração entre a escola e o ambiente externo.
  • Realizam tarefas administrativas, como elaboração de relatórios e documentação escolar.
  • Supervisionam ocasionalmente o trabalho dos auxiliares e demais funcionários da escola.

Ocupações relacionadas


Quanto ganha um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) em Curitiba (PR)?

Distribuição da remuneração

Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.

Fonte: eSocial, RAIS, GanhaQuanto

Em Curitiba (PR), foram levantados 1,318 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,423.57 e uma carga horária de 30 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,650, enquanto a mediana fica em R$ 2,423.57, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,435. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,628.27, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.

Os professores de nível superior na educação infantil em Curitiba têm uma remuneração que, embora variável, tende a ser vista como baixa a moderada no contexto brasileiro. No entanto, a possibilidade de crescimento profissional é evidente, especialmente quando se considera a discrepância entre o primeiro quartil e o top 5%. Essa amplitude sugere que, com dedicação e qualificações adicionais, os profissionais podem alavancar suas carreiras para alcançar remunerações mais confortáveis.

📅 Dados atualizados até 2025-07-31

Movimentação de Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) em Curitiba (PR)

Em Curitiba, o mercado de trabalho para professores de nível superior na educação infantil tem mostrado uma tendência positiva. Até julho de 2025, o saldo de contratações chegou a 64, um aumento significativo de 53 em relação aos 11 registrados no mesmo período do ano anterior. Esses números refletem um crescimento considerável na demanda por profissionais qualificados nesta área.

Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são, principalmente, a educação infantil. A pré-escola lidera com 34 novas vagas, seguida pela creche com 17. O ensino fundamental também está em alta, com 14 novas oportunidades. Outras atividades de ensino e albergues assistenciais completam a lista, com 9 e 2 vagas, respectivamente. Essa distribuição mostra que a expansão está ocorrendo em diferentes níveis e tipos de instituições educacionais.

Contratações e Demissões

Número de contratações e demissões por trimestre.

Fonte: CAGED, GanhaQuanto

Saldo Líquido

Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.

Fonte: CAGED, GanhaQuanto
📅 Dados atualizados até 2025-07-31

Veja também: Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) em outras regiões