Professor de nível médio na educação infantil (CBO 3311-05): Imagine a figura central que ajuda a moldar os primeiros passos de aprendizado de nossas crianças. Esses profissionais não apenas ensinam, mas também cuidam de alunos na faixa etária de zero a seis anos. Com um ensino médio completo e um curso técnico de formação para o magistério, eles são capazes de criar um ambiente de aprendizado seguro e estimulante. Planejando ações didáticas, avaliando o desempenho dos alunos e preparando material pedagógico, esses educadores desempenham um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Trabalhando tanto em instituições públicas quanto privadas, eles enfrentam desafios diários com um sorriso no rosto, sabendo que cada dia traz novas oportunidades de aprendizado e crescimento.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em Curitiba (PR), foram levantados 5,785 profissionais que atuam como Professor de nível médio na educação infantil, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 5,101.35 e uma carga horária de 39 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 4,420.55, enquanto a mediana fica em R$ 5,101.35, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,219.04. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 8,337.54, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Com uma remuneração que geralmente varia entre R$ 4,420.55 e R$ 6,219.04, a maioria desses professores em Curitiba (PR) ganha um salário que pode ser considerado confortável no contexto brasileiro, onde remunerações acima de R$ 5,000.00 são vistas como proporcionando uma melhor qualidade de vida. Ainda assim, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e financeiro, incentivando os educadores a buscar qualificações adicionais e experiências que possam aumentar seu valor no mercado de trabalho.
O mercado de trabalho para professores de nível médio na educação infantil em Curitiba tem mostrado sinais de crescimento. Até julho de 2025, o saldo de contratações chegou a 89, representando um aumento de 10 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 79. Isso sugere uma tendência positiva no setor educacional da cidade.
Na liderança das contratações, a educação infantil, especialmente creches, adicionou 30 novos postos de trabalho. Logo atrás, o ensino médio contribuiu com 22 vagas, seguido pela pré-escola, com 18. O ensino fundamental também se destacou, com 9 novas posições, enquanto outras atividades de serviços pessoais somaram 6 vagas. Esses números indicam uma demanda crescente por profissionais na área educacional, principalmente na faixa inicial da educação.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.