Professor de matemática no ensino médio (CBO 2321-55): Imagine alguém capaz de transformar equações e fórmulas em aventuras diárias para adolescentes. Essa é a missão dos professores de matemática no ensino médio. Para entrar nesse time, você precisa ter um diploma de nível superior, geralmente em Matemática ou Pedagogia, e, se for trabalhar na rede pública, passar por um concurso público. Os professores lidam com alunos de diferentes backgrounds culturais e sociais, muitas vezes em zonas urbanas, e enfrentam desafios como ruído intenso, fadiga vocal e estresse. Apesar disso, a recompensa de ver os olhos dos estudantes brilharem quando entendem um conceito difícil é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em Curitiba (PR), foram levantados 9,047 profissionais que atuam como Professor de matemática no ensino médio, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 5,225.82 e uma carga horária de 40 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 4,180.59, enquanto a mediana fica em R$ 5,225.82, com o terceiro quartil chegando a R$ 7,370.83. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 10,752.40, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os professores de matemática em Curitiba (PR) têm uma remuneração que, em sua maioria, se enquadra na faixa de salários confortáveis no contexto brasileiro. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa amplitude sugere que, com dedicação e desenvolvimento contínuo, os professores podem alavancar suas carreiras para alcançar remunerações mais elevadas, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida.
O mercado de trabalho para professores de matemática no ensino médio em Curitiba tem mostrado uma redução nas contratações. Até julho de 2025, o saldo de contratações foi de apenas 2, representando uma queda de 5 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 7. Essa diminuição sugere que o ritmo de contratações está mais lento, embora ainda haja demanda por esses profissionais na cidade.
Os cursos preparatórios para concursos são o setor que mais tem contribuído para as contratações de professores de matemática no ensino médio, com um saldo de 3. Em segundo lugar, com um saldo de 1, estão as holdings de instituições não financeiras, seguidas pela educação infantil - pré-escola e outras atividades de ensino não especificadas anteriormente. A educação infantil - creche também aparece na lista, mas com um saldo neutro de 0.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.