Professor de ensino superior na área de didática (CBO 2345-05): Imagine alguém que não apenas ensina, mas também desvenda os segredos por trás do aprendizado eficaz. Esses professores são os mestres dos mestres, formando os futuros educadores que irão moldar gerações. Para entrar nesse mundo, é preciso ter um diploma de graduação, preferencialmente com pós-graduação ou especialização na área. Além disso, cinco anos de experiência são um trunfo na mochila. Os dias desses professores são repletos de atividades variadas, desde a preparação de aulas até a coordenação de pesquisas. Eles trabalham em ambientes fechados, muitas vezes em horários irregulares, e podem enfrentar situações desconfortáveis, mas a satisfação de ver seus alunos crescendo e se desenvolvendo compensa tudo.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em Curitiba (PR), foram levantados 3,826 profissionais que atuam como Professor de ensino superior na área de didática, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 14,949 e uma carga horária de 36 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 7,538.81, enquanto a mediana fica em R$ 14,949, com o terceiro quartil chegando a R$ 21,061.2. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 24,784.1, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os professores de ensino superior na área de didática em Curitiba têm uma remuneração que, na maioria dos casos, pode ser considerada confortável, situando-se acima de R$ 10,000.00, o que é visto como um salário alto e atrativo no Brasil. Ainda assim, a margem de crescimento é clara, com uma diferença significativa entre o primeiro quartil e o top 5%, sugerindo que há espaço para ascensão financeira com o tempo e a experiência.
Em Curitiba, o mercado de trabalho para professores de ensino superior na área de didática mostrou uma melhora significativa até julho de 2025. O saldo de contratações subiu de -6 para 4, representando um crescimento de 10 pontos em relação ao mesmo período do ano passado. Essa reversão de números negativos para positivos sinaliza uma retomada no setor educacional, especialmente na formação superior.
O setor de educação superior, tanto na graduação quanto na pós-graduação, foi o que mais contribuiu para essa melhoria, com um saldo de 4 contratações. Logo atrás, outras atividades de ensino somaram 3 novas vagas. Menores, mas ainda relevantes, foram as contratações no ensino de esportes e no ensino médio, ambas com 1 vaga cada. Por outro lado, a educação infantil teve um saldo negativo de -1, refletindo uma pequena redução no número de contratações.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.