Professor de alunos com deficiência múltipla (CBO 2392-20): Imagine a missão de transformar vidas através da educação, especialmente quando se trata de alunos que enfrentam desafios únicos. Esses professores são verdadeiros heróis, dedicados a promover a inclusão e o aprendizado de estudantes com necessidades educativas especiais. Para entrar nesse campo, é necessário ter um curso superior na área de educação, além de cursos ou especializações na área de educação especial. As condições de trabalho variam desde ambientes de ensino até centros de saúde e serviços sociais, onde esses profissionais trabalham tanto individualmente quanto em equipe interdisciplinar. Apesar de eventualmente enfrentarem situações de estresse e exposição a condições insalubres, a recompensa de ver seus alunos progredirem é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em Curitiba (PR), foram levantados 6,629 profissionais que atuam como Professor de alunos com deficiência múltipla, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 5,020.09 e uma carga horária de 40 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,924.98, enquanto a mediana fica em R$ 5,020.09, com o terceiro quartil chegando a R$ 7,113.08. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 8,976.67, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Com uma remuneração que geralmente varia entre R$ 3,924.98 e R$ 7,113.08, a maioria desses professores em Curitiba (PR) ganha um salário que pode ser considerado confortável no contexto brasileiro, onde remunerações acima de R$ 5,000.00 são vistas como proporcionando uma melhor qualidade de vida. Ainda assim, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, incentivando os educadores a buscar oportunidades de desenvolvimento e qualificação contínua.
O mercado de trabalho para professores de alunos com deficiência múltipla em Curitiba apresenta um quadro menos animador este ano. Até julho de 2025, o saldo de contratações caiu para -4, uma redução de 16 em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o saldo era positivo em 12. Essa inversão sinaliza uma diminuição na demanda por esses profissionais, refletindo possivelmente mudanças nas políticas educacionais ou financeiras da cidade.
No entanto, o ensino fundamental continua sendo o setor que mais contrata professores nesta área, com um saldo de 2. Logo atrás, com um saldo de 1, estão os serviços de assistência social sem alojamento. Embora os setores de atividade odontológica e educação infantil - creche tenham apresentado saldos negativos, com -1 cada, é notável que a defesa de direitos sociais também registrou uma queda, com -5. Esses dados mostram que, apesar da queda geral, alguns setores ainda buscam profissionais especializados para atender às necessidades específicas dos alunos.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.