Motorista de ônibus urbano (CBO 7824-10): Imagine ser a alma da cidade, levando pessoas de um ponto a outro, sempre no horário certo. Essa é a vida de um motorista de ônibus urbano. Para entrar nesse mundo, você precisa ter uma carteira de habilitação, ensino fundamental completo e um curso básico de qualificação de até 200 horas, que inclui mecânica e eletricidade de veículos. Depois de três ou quatro anos de experiência, você estará pronto para enfrentar o tráfego caótico e os horários apertados. Trabalhar como motorista de ônibus é como dançar uma coreografia complexa, onde cada movimento precisa ser preciso e seguro. Além disso, você precisa lidar com a pressão de cumprir horários, estar em pé por longos períodos e, às vezes, enfrentar situações estressantes, como acidentes ou assaltos. Mas, no final do dia, há uma sensação única de ter feito parte da rotina de muitas pessoas.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em Curitiba (PR), foram levantados 3,929 profissionais que atuam como Motorista de ônibus urbano, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,732.68 e uma carga horária de 47 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,186.48, enquanto a mediana fica em R$ 3,732.68, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,298. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,295, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Os motoristas de ônibus urbanos em Curitiba têm uma remuneração que, embora seja vista como baixa no contexto nacional, proporciona uma qualidade de vida razoável. A maioria dos salários está acima de R$ 3,000.00, o que é um ponto positivo. No entanto, a margem de crescimento é aparente, especialmente quando se compara o primeiro quartil ao top 5%. Essa diferença indica que há espaço para melhorias salariais com o aumento de experiência e habilidades, oferecendo aos profissionais a oportunidade de aumentar seu rendimento ao longo do tempo.
O mercado de trabalho para motoristas de ônibus urbano em Curitiba tem mostrado uma melhora significativa. Até julho de 2025, o saldo de contratações somou 33, um aumento de 78 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de -45. Essa reversão de tendência sinaliza uma retomada na demanda por esses profissionais, refletindo possivelmente em melhorias na economia local ou em expansões nos serviços de transporte público.
Na liderança das contratações, o transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, foi o setor que mais absorveu mão de obra, com 66 novas vagas. Em segundo lugar, a construção de edifícios trouxe 6 novos postos de trabalho. Os setores de pensões (alojamento), transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual, e construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica completaram a lista dos cinco setores que mais contrataram, com saldos de 3, 2 e 1, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.