Motorista de carro de passeio (CBO 7823-05): Imagine que você tem o dom de conduzir um veículo como se fosse uma extensão do seu corpo. Essa é a vida de um motorista de carro de passeio, que não apenas dirige e manobra veículos, mas também transporta pessoas, cargas ou valores. Para entrar nesse mundo, basta ter concluído a quarta série do ensino fundamental e, em alguns casos, um curso básico de qualificação profissional de até 200 horas. No entanto, a verdadeira magia acontece após quatro a cinco anos de experiência, quando o motorista se torna um verdadeiro especialista. O trabalho é realizado de forma individual, em veículos, e os horários podem ser bastante irregulares. Além disso, os motoristas enfrentam situações de estresse constante e exposição a ruídos intensos, mas a recompensa é poder fazer parte do cotidiano de muitas pessoas, levando-as de um ponto a outro com segurança e eficiência.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em Curitiba (PR), foram levantados 3,883 profissionais que atuam como Motorista de carro de passeio, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,402.18 e uma carga horária de 46 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,072.01, enquanto a mediana fica em R$ 2,402.18, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,313.29. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 6,826.87, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos motoristas de carro de passeio em Curitiba (PR) tende a ser vista como baixa a moderada no contexto brasileiro, já que a maioria dos salários está abaixo de R$ 3,000.00. No entanto, a existência de uma faixa salarial que chega a R$ 6,826.87 indica que há espaço para crescimento profissional. Essa amplitude entre o primeiro quartil e o top 5% sugere que, com dedicação e experiência, os motoristas podem alavancar suas carreiras e alcançar remunerações mais confortáveis.
O mercado de trabalho para motoristas de carro de passeio em Curitiba tem enfrentado um revés significativo. Até julho de 2025, o saldo de contratações caiu para -240, uma redução de 850 em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 610. Essa queda reflete uma mudança drástica na dinâmica de emprego na cidade, sinalizando possíveis desafios econômicos ou regulatórios no setor de transporte.
Na busca por entender quais setores ainda estão contribuindo para as contratações, destaca-se o setor de seleção e agenciamento de mão de obra, que adicionou 64 novos postos de trabalho. Em segundo lugar, atividades de teleatendimento trouxeram 17 vagas, seguido pelo setor de locação de automóveis sem condutor, com 10 novas posições. Os setores de transporte rodoviário de carga e serviço de transporte de passageiros também contribuíram, cada um com 6 vagas. Esses números mostram que, apesar da queda geral, alguns nichos ainda oferecem oportunidades.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.