Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) (CBO 7825-10): Imagine-se dirigindo por estradas sinuosas, cruzando fronteiras e transportando cargas de todo tipo. Essa é a vida de um motorista de caminhão, uma profissão que, apesar de exigir apenas o ensino fundamental, precisa de um curso básico de qualificação e de um período de experiência entre um a dois anos. Os caminhoneiros são os verdadeiros heróis das estradas, enfrentando horários irregulares e alternados, muitas vezes sozinhos ou em duplas. Eles lidam com cargas pesadas e volumosas, operam equipamentos, realizam inspeções e reparos em veículos, vistoriam cargas e verificam documentação. Em resumo, são os responsáveis por manter o fluxo de mercadorias rodoviário funcionando.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em Curitiba (PR), foram levantados 10,950 profissionais que atuam como Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,023.50 e uma carga horária de 47 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,515, enquanto a mediana fica em R$ 3,023.50, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,737.83. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,456.67, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Com uma remuneração que geralmente varia entre R$ 2,515 e R$ 3,737.83, a maioria dos motoristas de caminhão em Curitiba (PR) ganha um salário que pode ser considerado modesto no contexto brasileiro, onde remunerações acima de R$ 5,000.00 são vistas como confortáveis. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e melhorias salariais, especialmente para aqueles que buscam excelência e dedicação extra em suas funções.
O mercado de trabalho para motoristas de caminhão em Curitiba mostrou uma queda significativa até julho de 2025, com um saldo de contratações de -39, comparado aos 355 do mesmo período do ano passado. Isso representa uma redução de 394 contratações líquidas, sinalizando um momento mais desafiador para a ocupação na cidade.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são a construção de edifícios, com 52 novas vagas, seguido pelo transporte rodoviário de carga, que trouxe 47 oportunidades. Outras obras de engenharia civil não especificadas também se destacaram, com 39 vagas. O transporte de produtos perigosos e a seleção e agenciamento de mão de obra completam a lista, com 25 e 19 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.