Cobrador de transportes coletivos (exceto trem) (CBO 5112-15): Imagine ser a alma viva de um ônibus, o elo entre motorista e passageiros, garantindo que tudo flua com suavidade e precisão. Esses profissionais são os verdadeiros condutores da rotina urbana, cuidando das operações dos veículos, fiscalizando horários, vendendo bilhetes e lidando com os mais diversos tipos de pessoas. Para entrar nesse mundo, basta ter o ensino fundamental e, em alguns casos, um curso profissionalizante de aproximadamente 400 horas. O trabalho é dinâmico, às vezes debaixo de sol escaldante, outras vezes em ambientes fechados ou até mesmo subterrâneos. Os cobradores enfrentam situações variadas, desde o caos matinal até a tranquilidade da noite, sempre prontos para resolver qualquer imprevisto que possa surgir.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em Curitiba (PR), foram levantados 1.452 profissionais que atuam como Cobrador de transportes coletivos (exceto trem), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,385.09 e uma carga horária de 48 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,130.09, enquanto a mediana fica em R$ 2,385.09, com o terceiro quartil chegando a R$ 2,634.63. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 3,149.41, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
Com uma remuneração que geralmente varia entre R$ 2,130.09 e R$ 2,634.63, a maioria dos cobradores em Curitiba (PR) ganha um salário que pode ser considerado baixo no contexto brasileiro, onde remunerações abaixo de R$ 3,000.00 são frequentemente associadas a insatisfação. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, permitindo que os cobradores busquem melhorias salariais à medida que adquirem mais experiência e habilidades.
Até julho de 2025, o saldo de contratações para cobradores de transportes coletivos em Curitiba (PR) somou 35, um salto de 57 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo era negativo, com -22. Essa melhoria reflete uma reversão na tendência de desligamentos para um cenário de expansão, sinalizando um aumento na demanda por esses profissionais na cidade.
O transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, lidera as contratações, com um saldo de 46 novos postos de trabalho. Apesar disso, outros setores como o transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana, e o intermunicipal, exceto em região metropolitana, apresentaram resultados negativos, com -4 e -7, respectivamente. Isso mostra que, embora haja um crescimento geral, nem todos os segmentos do setor estão expandindo simultaneamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.