Professor de nível superior na educação infantil (CBO 2311-05): Imagine a responsabilidade de moldar mentes pequenas e curiosas! Esses profissionais são os arquitetos do aprendizado nas primeiras etapas da vida escolar. Para se tornar um professor de educação infantil, é necessário ter formação superior em educação e passar por um concurso público, caso queira atuar na rede pública. Os professores trabalham em ambientes fechados, geralmente durante o dia, e podem enfrentar um bom barulho quando as crianças estão em plena atividade. Apesar dos desafios, a recompensa de ver as crianças crescendo e aprendendo é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Paraíba (Estado), foram levantados 1.684 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,430.24 e uma carga horária de 36 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,655.52, enquanto a mediana fica em R$ 4,430.24, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,134.68. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 8,069.42, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Os professores de nível superior na educação infantil do Paraíba têm uma remuneração que, embora variável, tende a ser vista como confortável pela maioria dos brasileiros, situando-se acima de R$ 5,000.00 para muitos. No entanto, a faixa salarial indica que há espaço para crescimento profissional, especialmente para aqueles que começam com salários mais baixos. A diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% sugere que, com dedicação e experiência, é possível alcançar remunerações mais elevadas, proporcionando uma melhor qualidade de vida.
Até julho de 2025, a Paraíba registrou um saldo de 43 contratações de professores de nível superior na educação infantil, uma pequena redução de apenas 1 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 44. Apesar da leve queda, o número ainda reflete um mercado de trabalho relativamente estável para esses profissionais.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são a educação infantil, especialmente pré-escola, com 23 novos postos, seguida pela creche, com 10. O ensino fundamental também se destaca, com 9 novas vagas. Os cursos preparatórios para concursos e a limpeza em prédios e domicílios completam a lista, com 4 e 2 vagas, respectivamente. Esses números mostram uma clara preferência por instituições educacionais tradicionais.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.