Professor de nível médio no ensino fundamental (CBO 3312-05): Imagine a figura central que guia as mentes jovens em sua jornada educacional inicial. Esses profissionais são os mestres que introduzem crianças ao fascinante mundo do conhecimento, desde a alfabetização até a expressão artística. Para entrar nesse ofício, você precisará de um diploma de nível médio profissionalizante em magistério, embora a partir de 2007, o requisito mínimo passe a ser um diploma de nível superior completo na área de educação. Os professores de ensino fundamental atuam tanto na rede pública quanto na privada, em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambientes fechados e em horário diurno. Além disso, eles têm a missão de conscientizar a comunidade escolar sobre temas essenciais para a cidadania e a qualidade de vida.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Paraíba (Estado), foram levantados 6,294 profissionais que atuam como Professor de nível médio no ensino fundamental, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,534.24 e uma carga horária de 37 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,294.65, enquanto a mediana fica em R$ 4,534.24, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,577.22. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 7,439.47, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Os professores de nível médio no ensino fundamental em Paraíba (Estado) têm uma remuneração que, embora variável, tende a ser vista como confortável para a maioria dos brasileiros, especialmente quando comparada ao salário mínimo nacional. No entanto, a margem de crescimento profissional parece bastante promissora, dada a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5%. Essa variação indica que, com dedicação e experiência, há espaço para aumentos significativos na remuneração.
O mercado de trabalho para professores de nível médio no ensino fundamental na Paraíba tem mostrado uma reversão significativa. Até julho de 2025, o saldo de contratações caiu para -23, uma redução de 44 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo era positivo em 21. Essa mudança reflete uma diminuição no número de contratações e um aumento nos desligamentos.
No que diz respeito aos setores que mais têm contratado, a educação infantil, especialmente creches, lidera com um saldo de 1. No entanto, outros setores como o ensino médio e a educação profissional de nível técnico apresentam saldos negativos, com -1 cada, enquanto a educação musical registra -2. Esses números indicam que, embora haja alguma demanda, o setor enfrenta desafios significativos em termos de contratações.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.