Motorista de ônibus urbano (CBO 7824-10): Imagine ser a alma da cidade, levando pessoas de um ponto a outro, sempre no horário certo. Essa é a vida de um motorista de ônibus urbano. Para entrar nesse mundo, você precisa ter uma carteira de habilitação, ensino fundamental completo e um curso básico de qualificação de até 200 horas, que inclui mecânica e eletricidade de veículos. Depois de três ou quatro anos de experiência, você estará pronto para enfrentar o tráfego caótico e os horários apertados. Trabalhar como motorista de ônibus é como dançar uma coreografia complexa, onde cada movimento precisa ser preciso e seguro. Além disso, você precisa lidar com a pressão de cumprir horários, estar em pé por longos períodos e, às vezes, enfrentar situações estressantes, como acidentes ou assaltos. Mas, no final do dia, há uma sensação única de ter feito parte da rotina de muitas pessoas.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Paraíba (Estado), foram levantados 2,081 profissionais que atuam como Motorista de ônibus urbano, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,478.89 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,920.65, enquanto a mediana fica em R$ 2,478.89, com o terceiro quartil chegando a R$ 2,598. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 2,916.95, mostrando uma variação dentro da ocupação.
A remuneração dos motoristas de ônibus urbanos no Paraíba (Estado) é considerada baixa no contexto brasileiro, já que a maioria dos trabalhadores ganha menos que R$ 3,000.00. No entanto, há uma pequena margem de crescimento, especialmente para aqueles que buscam melhorar suas habilidades e aumentar sua experiência. A diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que, embora seja limitada, existe a possibilidade de progresso salarial ao longo da carreira.
O mercado de trabalho para motoristas de ônibus urbano na Paraíba apresenta um saldo de contratações de -19 até julho de 2025, uma melhora de 2 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de -21. Embora ainda haja mais desligamentos do que contratações, há um sinal de estabilização no setor, que pode indicar uma recuperação gradual nos próximos meses.
O setor de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, lidera as contratações com um saldo de 21. Logo atrás, o transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana, contribuiu com 5 novas vagas. Os setores de construção de rodovias e ferrovias, outras obras de engenharia civil e agências de viagens também estão contratando, com saldos de 3, 2 e 1, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.