Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) (CBO 2311-10): Imagine a responsabilidade de moldar mentes minúsculas, despertando curiosidade e aprendizado desde os primeiros anos de vida. Esses profissionais, com formação superior em educação e passando por concursos públicos, são os arquitetos do futuro, construindo blocos fundamentais do conhecimento. Trabalhando em instituições de ensino, públicas ou privadas, eles enfrentam o desafio de criar um ambiente seguro e estimulante para as crianças, enquanto lidam com a supervisão ocasional e a rotina diurna. Além disso, podem ter que lidar com o barulho intenso de uma sala cheia de energia infantil, mas isso só faz parte do charme do trabalho!
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Pará (Estado), foram levantados 1,966 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,641.58 e uma carga horária de 39 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,383.55, enquanto a mediana fica em R$ 4,641.58, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,723.96. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 9,160.83, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Os professores de nível superior na educação infantil do Pará têm uma remuneração que se enquadra na faixa de salários confortáveis, acima de R$ 5,000.00, o que geralmente proporciona uma melhor qualidade de vida. No entanto, a margem de crescimento é notável, especialmente quando comparada à diferença entre o primeiro quartil e o top 5%. Isso indica que, com dedicação e progresso na carreira, há espaço para aumentos substanciais no salário, mantendo assim a motivação e o desenvolvimento profissional desses educadores.
O mercado de trabalho para professores de nível superior na educação infantil no estado do Pará apresenta um saldo de contratações de 43 até julho de 2025, uma redução de 20 em comparação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 63. Essa diminuição sugere que houve uma desaceleração no ritmo de contratações, embora ainda se mantenha um saldo positivo, indicando que há demanda por esses profissionais.
Na análise dos setores que mais contrataram, a educação infantil - pré-escola destaca-se com 33 novas vagas. Logo atrás, com 16 contratações, estão as atividades de associações de defesa de direitos sociais. Já o ensino fundamental não registrou alterações no número de contratações, enquanto atividades de organizações religiosas ou filosóficas e serviços de assistência social sem alojamento apresentaram quedas de uma contratação cada.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.