Motorista de ônibus urbano (CBO 7824-10): Imagine ser a alma da cidade, levando pessoas de um ponto a outro, sempre no horário certo. Essa é a vida de um motorista de ônibus urbano. Para entrar nesse mundo, você precisa ter uma carteira de habilitação, ensino fundamental completo e um curso básico de qualificação de até 200 horas, que inclui mecânica e eletricidade de veículos. Depois de três ou quatro anos de experiência, você estará pronto para enfrentar o tráfego caótico e os horários apertados. Trabalhar como motorista de ônibus é como dançar uma coreografia complexa, onde cada movimento precisa ser preciso e seguro. Além disso, você precisa lidar com a pressão de cumprir horários, estar em pé por longos períodos e, às vezes, enfrentar situações estressantes, como acidentes ou assaltos. Mas, no final do dia, há uma sensação única de ter feito parte da rotina de muitas pessoas.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Pará (Estado), foram levantados 4,274 profissionais que atuam como Motorista de ônibus urbano, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,478.02 e uma carga horária de 43 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,280.83, enquanto a mediana fica em R$ 2,478.02, com o terceiro quartil chegando a R$ 2,873.45. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 4,167.61, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
A remuneração dos motoristas de ônibus urbanos no Pará tende a ser vista como baixa pela maioria dos brasileiros, já que a maioria das pessoas não está satisfeita com salários abaixo de R$ 3,000.00. No entanto, há espaço para crescimento profissional, visto que a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% é substancial. Isso indica que, com dedicação e experiência, os motoristas podem alavancar suas carreiras e aumentar seus rendimentos ao longo do tempo.
O mercado de trabalho para motoristas de ônibus urbano no Pará tem mostrado sinais de recuperação. Até julho de 2025, o saldo de contratações chegou a -6, representando uma melhoria significativa de 211 em comparação com o saldo de -217 registrado no mesmo período do ano anterior. Esses números indicam que, embora ainda haja mais desligamentos que contratações, o cenário está claramente melhorando.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são variados. A construção de rodovias e ferrovias lidera com 81 novas vagas. Em segundo lugar, as obras de montagem industrial trouxeram 23 oportunidades. O transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento municipal, adicionou 19 vagas. As obras de terraplenagem e a instalação e manutenção elétrica completam o top 5, com 13 e 12 vagas, respectivamente. Esses dados revelam que a infraestrutura e o transporte são pilares importantes na geração de emprego para motoristas de ônibus urbano no estado.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.