Motorista de ônibus rodoviário (CBO 7824-05): Imagine-se sentado no volante de um gigantesco ônibus, pronto para embarcar em uma jornada de longas distâncias. Essa é a vida de um motorista de ônibus rodoviário, que não só dirige o veículo, mas também garante a segurança e o conforto dos passageiros. Para entrar nesse mundo, é necessário ter uma carteira de habilitação, completar o ensino fundamental e participar de um curso básico de qualificação de até 200 horas, que inclui mecânica e eletricidade de veículos. Após três ou quatro anos de experiência, o motorista estará apto para enfrentar os desafios do ofício. Os motoristas trabalham em veículos, lidando com horários irregulares e pressão para cumprir horários, além de enfrentar situações de estresse e riscos de acidentes e assaltos.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Pará (Estado), foram levantados 3,614 profissionais que atuam como Motorista de ônibus rodoviário, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,059.46 e uma carga horária de 45 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,648.73, enquanto a mediana fica em R$ 3,059.46, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,661.62. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 4,997.52, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
A remuneração dos motoristas de ônibus rodoviários no Pará (Estado) está na faixa de salários baixos, mas que permite uma qualidade de vida melhor do que os salários abaixo de R$ 3,000.00. No entanto, a margem de crescimento é clara, com a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5%. Isso indica que há espaço para progressão salarial, especialmente com a obtenção de mais experiência e qualificações adicionais. Portanto, embora o salário inicial possa ser modesto, há oportunidades para aumentar a remuneração ao longo da carreira.
O mercado de trabalho para motoristas de ônibus rodoviários no estado do Pará tem mostrado uma notável expansão. Até julho de 2025, o saldo de contratações chegou a 95, representando um aumento significativo de 86 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de apenas 9. Esses números refletem uma clara tendência de crescimento na demanda por esses profissionais.
Os setores que mais têm contribuído para essa expansão são, em primeiro lugar, o transporte rodoviário coletivo de passageiros sob regime de fretamento, tanto municipal quanto intermunicipal, interestadual e internacional, com saldos de 61 e 55 respectivamente. Em terceiro lugar, aparecem os operadores turísticos, com 19 novas vagas. O transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, também contribuiu com 13 vagas, enquanto a administração pública em geral adicionou 12 novas posições.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.