Cobrador de transportes coletivos (exceto trem) (CBO 5112-15): Imagine ser a alma viva de um ônibus, o elo entre motorista e passageiros, garantindo que tudo flua com suavidade e precisão. Esses profissionais são os verdadeiros condutores da rotina urbana, cuidando das operações dos veículos, fiscalizando horários, vendendo bilhetes e lidando com os mais diversos tipos de pessoas. Para entrar nesse mundo, basta ter o ensino fundamental e, em alguns casos, um curso profissionalizante de aproximadamente 400 horas. O trabalho é dinâmico, às vezes debaixo de sol escaldante, outras vezes em ambientes fechados ou até mesmo subterrâneos. Os cobradores enfrentam situações variadas, desde o caos matinal até a tranquilidade da noite, sempre prontos para resolver qualquer imprevisto que possa surgir.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Pará (Estado), foram levantados 1.898 profissionais que atuam como Cobrador de transportes coletivos (exceto trem), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 1,456.81 e uma carga horária de 43 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,410.58, enquanto a mediana fica em R$ 1,456.81, com o terceiro quartil chegando a R$ 1,559.64. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 1,824.15, demonstrando uma discreta variação salarial dentro da ocupação.
Com uma remuneração que oscila entre R$ 1,410.58 e R$ 1,559.64, a maioria dos cobradores no Pará ganha um salário que, no contexto brasileiro, é considerado baixo, onde remunerações abaixo de R$ 3,000.00 são frequentemente associadas a insatisfação. No entanto, a pequena margem entre o primeiro quartil e o top 5% sugere que o potencial de crescimento profissional é limitado, embora exista espaço para melhorias salariais com o tempo e experiência.
O mercado de trabalho para cobradores de transportes coletivos no estado do Pará registrou um saldo de -230 contratações até julho de 2025, representando uma redução de 74 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de -156. Essa tendência indica que o setor enfrenta dificuldades em manter o equilíbrio entre contratações e desligamentos, refletindo possíveis desafios econômicos ou operacionais.
No que se refere aos setores que mais têm contratado cobradores de transportes coletivos, o transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, municipal, lidera com 13 novas vagas. Em segundo lugar, o transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual, contribuiu com 3 vagas. O transporte escolar vem logo atrás, com 2 vagas, seguido pelo comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores, que adicionou 1 vaga.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.