Supervisor de transportes (CBO 5101-05): Imagine ser o cérebro por trás de toda a logística de um sistema de transporte, garantindo que ônibus, trens e vans cheguem ao destino no horário certo. Essa é a vida de um supervisor de transportes. Para entrar nesse mundo, você precisa ter pelo menos o ensino médio incompleto, somado a um curso de qualificação profissional de 200 a 400 horas. Depois de um ou dois anos de experiência na área, você estará pronto para liderar equipes e garantir que tudo saia conforme o planejado. Trabalhar nessa área significa enfrentar horários irregulares e rodízios de turnos, além de lidar com a pressão de manter tudo funcionando sem problemas. Mas, no final do dia, é muito gratificante ver tudo funcionando como um relógio suíço.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Minas Gerais (Estado), foram levantados 1,001 profissionais que atuam como Supervisor de transportes, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,532.17 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,176.22, enquanto a mediana fica em R$ 4,532.17, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,740.95. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 12,808.80, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos Supervisores de Transportes em Minas Gerais varia bastante, mas a maioria dos profissionais ganha um salário que pode ser considerado confortável no contexto brasileiro, já que remunerações acima de R$ 5,000.00 são vistas como proporcionadoras de uma melhor qualidade de vida. Ainda assim, a grande diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, sugerindo que com dedicação e experiência, é possível alcançar remunerações mais altas e atrativas.
O mercado de trabalho para supervisores de transportes em Minas Gerais tem mostrado sinais de melhora, com um saldo de contratações de -53 até julho de 2025, comparado a -85 no mesmo período do ano passado. Isso representa uma redução na quantidade de desligamentos em relação às contratações, sinalizando uma lenta recuperação no setor de transporte.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são a fabricação de álcool e a construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica, ambos com três novos postos de trabalho. Clubes sociais, esportivos e similares, coleta de resíduos não perigosos e produção de ferro-gusa também se destacam, cada um com dois novos empregos. Esses números indicam uma diversificação de oportunidades, indo além dos setores tradicionais de transporte.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.