Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços (CBO 2332-25): Imagine alguém que não só sabe tudo sobre um determinado ofício, mas também tem a habilidade de transmitir esse conhecimento de maneira eficiente e inspiradora. Esses profissionais são os verdadeiros mestres da formação profissional, preparando jovens e adultos para o mercado de trabalho. Para se tornar um professor instrutor, é necessário ter um curso técnico na área de atuação, além de um curso de complementação pedagógica de nível superior. Eles trabalham em diversos ambientes, desde escolas públicas e privadas até sindicatos e ONGs, lidando com alunos de todas as idades e backgrounds. A rotina pode ser intensa, com horários irregulares e turnos, mas a recompensa de ver seus alunos se desenvolverem e conquistarem seus objetivos é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Minas Gerais (Estado), foram levantados 1.556 profissionais que atuam como Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,108.58 e uma carga horária de 37 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,578.25, enquanto a mediana fica em R$ 2,108.58, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,550.64. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,987.70, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos professores instrutores em Minas Gerais (Estado) tende a variar entre R$ 1,578.25 e R$ 3,550.64, o que coloca a maioria desses profissionais em uma faixa salarial considerada baixa a moderada no contexto brasileiro. No entanto, a discrepância entre o primeiro quartil e o top 5% sugere que há espaço para crescimento profissional e financeiro. Essa oportunidade de progresso pode encorajar os profissionais a buscar qualificações adicionais e experiências que possam elevar seu rendimento ao longo da carreira.
O mercado de trabalho para professores instrutores de ensino e aprendizagem em serviços em Minas Gerais tem apresentado uma reversão significativa. Até julho de 2025, o saldo de contratações caiu para -53, uma redução de 88 em comparação com o saldo de 35 registrado no mesmo período do ano anterior. Essa mudança reflete uma diminuição expressiva no número de contratações, sinalizando possíveis ajustes na demanda por esses profissionais.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações, embora em números menores, são os de atividades de associações de defesa de direitos sociais e administração de caixas escolares, ambos com um saldo de 10. Logo atrás, com um saldo de 9, está o treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial. A locação de mão de obra temporária e a formação de condutores compartilham o último lugar com um saldo de 4 cada. Esses números indicam que, mesmo com a queda geral, alguns nichos específicos ainda apresentam alguma demanda por esses profissionais.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.