Professor de química no ensino médio (CBO 2321-65): Imagine alguém capaz de transformar a complexidade da química em lições que prendem a atenção dos alunos, muitas vezes rebeldes e desafiadores. Esses professores não só transmitem conhecimento, mas também inspiram curiosidade e paixão pela ciência. Para se tornar um professor de química no ensino médio, é necessário ter um diploma de nível superior em química ou áreas afins. Além disso, para trabalhar na rede pública, é preciso passar por um concurso público. Os professores de química lidam com uma variedade de estudantes, principalmente adolescentes, de diferentes origens culturais e sociais. Eles trabalham em escolas públicas e privadas, em zonas urbanas, enfrentando desafios como ruído intenso, fadiga vocal e estresse, mas também experimentando a recompensa de ver seus alunos aprenderem e crescerem.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Minas Gerais (Estado), foram levantados 1,014 profissionais que atuam como Professor de química no ensino médio, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,175.10 e uma carga horária de 27 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,425.43, enquanto a mediana fica em R$ 2,175.10, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,104.96. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 7,923.50, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de química no ensino médio em Minas Gerais tende a ser vista como modesta, situando-se majoritariamente abaixo da faixa de R$ 3,000.00, que é frequentemente associada a insatisfação salarial no Brasil. No entanto, a discrepância entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e financeiro, incentivando os educadores a buscar qualificações adicionais e experiências que possam elevar suas remunerações ao longo do tempo.
O mercado de trabalho para professores de química no ensino médio em Minas Gerais tem mostrado uma redução nas contratações. Até julho de 2025, o saldo de contratações foi de 39, representando uma diminuição de 20 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 59. Apesar da queda, o saldo permanece positivo, indicando que há ainda demanda por esses profissionais, embora em menor escala.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações de professores de química no estado são, em primeiro lugar, o ensino fundamental, com 15 novas vagas. Logo depois vem o ensino médio, com 12 contratações. Os cursos preparatórios para concursos também têm se destacado, com 4 novas oportunidades. A educação infantil, tanto na creche quanto na pré-escola, completa o top 5, com 3 e 2 vagas, respectivamente. Esses números mostram que a educação, em todas as suas etapas, continua sendo um campo relevante para a contratação desses profissionais.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.