Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) (CBO 2311-10): Imagine a responsabilidade de moldar mentes minúsculas, despertando curiosidade e aprendizado desde os primeiros anos de vida. Esses profissionais, com formação superior em educação e passando por concursos públicos, são os arquitetos do futuro, construindo blocos fundamentais do conhecimento. Trabalhando em instituições de ensino, públicas ou privadas, eles enfrentam o desafio de criar um ambiente seguro e estimulante para as crianças, enquanto lidam com a supervisão ocasional e a rotina diurna. Além disso, podem ter que lidar com o barulho intenso de uma sala cheia de energia infantil, mas isso só faz parte do charme do trabalho!
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Minas Gerais (Estado), foram levantados 4,602 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,100 e uma carga horária de 33 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,140.19, enquanto a mediana fica em R$ 3,100, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,076.37. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,440.58, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de nível superior na educação infantil em Minas Gerais tende a ser vista como modesta, situando-se entre os salários baixos e aqueles que permitem uma melhor qualidade de vida no Brasil. No entanto, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa amplitude sugere que, com dedicação e desenvolvimento contínuo, os educadores podem alavancar suas carreiras para remunerações mais confortáveis.
O mercado de trabalho para professores de nível superior na educação infantil em Minas Gerais registrou um saldo de 352 contratações até julho de 2025, uma redução de 15 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 367. Apesar da pequena queda, o número ainda reflete uma demanda significativa por profissionais qualificados nesta área, especialmente em um contexto onde a educação infantil tem ganhado cada vez mais importância.
Na análise dos setores que mais têm contratado, a educação infantil, principalmente creches, lidera com 195 novas vagas. Logo atrás, a pré-escola contribuiu com 80 contratações, enquanto o ensino fundamental adicionou 43 oportunidades. Atividades de associações de defesa de direitos sociais e atividades associativas não especificadas também aparecem no top 5, com 21 e 9 vagas, respectivamente. Esses números mostram que a educação infantil continua sendo um campo promissor para profissionais qualificados.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.