Professor de nível superior na educação infantil (CBO 2311-05): Imagine a responsabilidade de moldar mentes pequenas e curiosas! Esses profissionais são os arquitetos do aprendizado nas primeiras etapas da vida escolar. Para se tornar um professor de educação infantil, é necessário ter formação superior em educação e passar por um concurso público, caso queira atuar na rede pública. Os professores trabalham em ambientes fechados, geralmente durante o dia, e podem enfrentar um bom barulho quando as crianças estão em plena atividade. Apesar dos desafios, a recompensa de ver as crianças crescendo e aprendendo é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Minas Gerais (Estado), foram levantados 14,866 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,070.58 e uma carga horária de 36 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,833.94, enquanto a mediana fica em R$ 4,070.58, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,651.13. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 9,013.93, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os professores de nível superior na educação infantil em Minas Gerais têm uma remuneração que, embora variável, tende a proporcionar uma qualidade de vida razoável, situando-se acima da faixa de salários baixos no Brasil. No entanto, a margem de crescimento é claramente visível, especialmente quando comparado ao primeiro quartil e ao top 5%. Essa amplitude sugere que, com dedicação e progresso na carreira, os profissionais podem alcançar remunerações mais altas, melhorando assim suas condições financeiras e de vida.
O mercado de trabalho para professores de nível superior na educação infantil em Minas Gerais tem mostrado sinais de crescimento. Até julho de 2025, o saldo de contratações chegou a 379, representando um aumento de 55 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 324. Esses números indicam uma tendência positiva no setor educacional, especialmente para profissionais qualificados na faixa etária dos quatro aos seis anos.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são, em primeiro lugar, o ensino fundamental, com 103 novas vagas. Logo atrás, a educação infantil - pré-escola, com 97 vagas, e a educação infantil - creche, com 91 vagas. Os setores de atividades de associações de defesa de direitos sociais e ensino médio também se destacaram, com 42 e 18 vagas, respectivamente. Essa distribuição mostra que há demanda tanto em instituições de ensino formal quanto em organizações sociais.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.