Professor de nível médio na educação infantil (CBO 3311-05): Imagine a figura central que ajuda a moldar os primeiros passos de aprendizado de nossas crianças. Esses profissionais não apenas ensinam, mas também cuidam de alunos na faixa etária de zero a seis anos. Com um ensino médio completo e um curso técnico de formação para o magistério, eles são capazes de criar um ambiente de aprendizado seguro e estimulante. Planejando ações didáticas, avaliando o desempenho dos alunos e preparando material pedagógico, esses educadores desempenham um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Trabalhando tanto em instituições públicas quanto privadas, eles enfrentam desafios diários com um sorriso no rosto, sabendo que cada dia traz novas oportunidades de aprendizado e crescimento.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Minas Gerais (Estado), foram levantados 16,808 profissionais que atuam como Professor de nível médio na educação infantil, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,236.69 e uma carga horária de 36 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,405.17, enquanto a mediana fica em R$ 3,236.69, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,390.25. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 6,864.17, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os professores de nível médio na educação infantil em Minas Gerais (Estado) recebem uma remuneração que, embora possa ser considerada baixa a moderada no contexto nacional, oferece uma margem de crescimento. A faixa salarial entre R$ 2,405.17 e R$ 4,390.25 sugere que a maioria dos profissionais pode encontrar desafios financeiros, mas a possibilidade de alcançar remunerações superiores a R$ 6,864.17 indica que há espaço para progressão e reconhecimento profissional.
O mercado de trabalho para professores de nível médio na educação infantil em Minas Gerais está aquecido. Até julho de 2025, o saldo de contratações chegou a 805, representando um aumento significativo de 385 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 420. Esses números mostram um crescimento robusto no setor educacional, especialmente na faixa etária inicial.
Na ponta dos dados, a educação infantil, tanto em creches quanto em pré-escolas, é quem mais tem demandado esses profissionais, com saldos de 379 e 151, respectivamente. Logo atrás, o ensino fundamental também contribuiu para esse cenário positivo, com 79 novas contratações. Outros setores que se destacaram foram a administração pública e atividades de associações de defesa de direitos sociais, com 60 e 71 contratações, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.