Professor de matemática no ensino médio (CBO 2321-55): Imagine alguém capaz de transformar equações e fórmulas em aventuras diárias para adolescentes. Essa é a missão dos professores de matemática no ensino médio. Para entrar nesse time, você precisa ter um diploma de nível superior, geralmente em Matemática ou Pedagogia, e, se for trabalhar na rede pública, passar por um concurso público. Os professores lidam com alunos de diferentes backgrounds culturais e sociais, muitas vezes em zonas urbanas, e enfrentam desafios como ruído intenso, fadiga vocal e estresse. Apesar disso, a recompensa de ver os olhos dos estudantes brilharem quando entendem um conceito difícil é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Minas Gerais (Estado), foram levantados 1.394 profissionais que atuam como Professor de matemática no ensino médio, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,348.12 e uma carga horária de 31 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,537.97, enquanto a mediana fica em R$ 2,348.12, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,308.09. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 7,041.34, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os professores de matemática no ensino médio em Minas Gerais (Estado) têm uma remuneração que geralmente varia entre R$ 1,537.97 e R$ 3,308.09, que pode ser considerada baixa a moderada no contexto brasileiro. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e melhorias salariais. Essa oportunidade de progresso pode ser encorajadora para aqueles que buscam avançar em suas carreiras, oferecendo a perspectiva de remunerações mais confortáveis com o tempo.
O mercado de trabalho para professores de matemática no ensino médio em Minas Gerais tem mostrado sinais de crescimento. Até julho de 2025, o saldo de contratações chegou a 67, representando um aumento de 11 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 56. Essa melhoria sugere uma demanda crescente por profissionais nesta área, refletindo talvez um investimento maior na educação secundária.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são, em primeiro lugar, o ensino fundamental, que adicionou 33 novas vagas. Logo atrás, o ensino médio, com 17 novas oportunidades, confirmando a tendência de crescimento na educação básica. A educação infantil e os cursos preparatórios para concursos também se destacaram, com 6 novas vagas cada. Por fim, atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares, contribuíram com 5 novas posições.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.