Professor de matemática do ensino fundamental (CBO 2313-40): Imagine alguém capaz de transformar números e fórmulas em aventuras educativas para jovens mentes curiosas. Essa é a missão dos professores de matemática do ensino fundamental. Para embarcar nessa jornada, é necessário ter um diploma de ensino superior na área e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Esses profissionais trabalham em ambientes diversos, desde salas de aula bem equipadas até ambientes improvisados, lidando com alunos de diferentes idades e backgrounds. Eles enfrentam desafios como a necessidade de adaptar suas aulas a diferentes estilos de aprendizagem e a possibilidade de trabalhar em horários variáveis, mas a recompensa de ver seus alunos progredirem é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Minas Gerais (Estado), foram levantados 2,274 profissionais que atuam como Professor de matemática do ensino fundamental, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,257.61 e uma carga horária de 31 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,225.50, enquanto a mediana fica em R$ 3,257.61, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,774.68. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 8,107.15, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os professores de matemática do ensino fundamental em Minas Gerais (Estado) têm uma remuneração que, na maior parte dos casos, varia entre R$ 2,225.50 e R$ 4,774.68, situando-se em uma faixa que pode proporcionar uma qualidade de vida razoável, mas que ainda é considerada baixa no contexto nacional. No entanto, a discrepância entre o primeiro quartil e o top 5% aponta para oportunidades de crescimento profissional, sugerindo que com dedicação e habilidades adicionais, é possível alcançar remunerações mais elevadas e satisfatórias.
O mercado de trabalho para professores de matemática do ensino fundamental em Minas Gerais registrou um saldo de contratações de 87 até julho de 2025, uma pequena redução de 2 em relação ao mesmo período do ano anterior. Apesar da diminuição, o saldo permanece positivo, sinalizando que a demanda por esses profissionais continua, embora com um ritmo ligeiramente mais lento.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são o ensino fundamental, com 52 novas vagas, seguido pela educação infantil - pré-escola, que adicionou 16 oportunidades. O ensino médio também se destaca, com 10 novas posições. Os cursos preparatórios para concursos e a educação infantil - creche completam o top cinco, com 3 e 2 vagas, respectivamente. Esses números mostram que a maioria das contratações está concentrada na educação básica.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.