Professor de geografia do ensino fundamental (CBO 2313-20): Imagine alguém capaz de transformar mapas e continentes em aventuras educativas para jovens mentes curiosas. Essa é a missão dos professores de geografia do ensino fundamental. Com um diploma de graduação em mãos e, no caso da rede pública, a aprovação em um concurso público, esses profissionais entram em ação. Suas salas de aula podem ser desde espaços especialmente projetados até ambientes improvisados, mas o que importa é a paixão pelo ensino e a capacidade de conectar com estudantes de diferentes idades e backgrounds. Além de geografia, eles podem abordar uma variedade de disciplinas, como matemática, ciências naturais e arte, tornando suas aulas uma verdadeira viagem ao redor do mundo.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Minas Gerais (Estado), foram levantados 1,410 profissionais que atuam como Professor de geografia do ensino fundamental, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,867.70 e uma carga horária de 30 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,929.20, enquanto a mediana fica em R$ 2,867.70, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,323.77. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 6,735.52, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de geografia do ensino fundamental em Minas Gerais tende a ser vista como baixa a moderada no contexto nacional, com a maioria dos profissionais recebendo menos que R$ 3,000.00. No entanto, a possibilidade de crescimento é evidente, especialmente para aqueles que buscam alcançar os níveis mais altos de remuneração. A diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para progressão salarial, incentivando os profissionais a buscar qualificações adicionais e experiências que possam aumentar seu valor no mercado de trabalho.
Até julho de 2025, o saldo de contratações de professores de geografia do ensino fundamental em Minas Gerais caiu para 34, uma redução de 26 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 60. Essa diminuição pode refletir mudanças na demanda por esses profissionais, possivelmente ligada a ajustes orçamentários ou mudanças nas políticas educacionais.
O setor de ensino fundamental lidera as contratações, com 18 novas vagas, seguido pela educação infantil - pré-escola, com 7. O ensino médio também contribuiu com 6 vagas, enquanto a educação infantil - creche adicionou 4. Atividades associativas não especificadas anteriormente completam a lista, com apenas 1 vaga. Esses números mostram que a maior parte das oportunidades está concentrada na educação básica.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.