Professor de ensino superior na área de orientação educacional (CBO 2345-10): Imagine alguém que não só transmite conhecimento, mas também guia estudantes através dos meandros da formação profissional. Esses professores são verdadeiros condutores de saberes, capazes de articular o processo de ensino-aprendizagem de maneira eficaz. Para chegar a essa posição, é necessário ter um diploma de ensino superior e, geralmente, contar com títulos de pós-graduação ou especialização na área. Além disso, é comum ter pelo menos cinco anos de experiência antes de entrar nessa carreira, muitas vezes por meio de concursos públicos. Os professores trabalham em ambientes universitários, culturais e de pesquisa, em horários irregulares e com supervisão ocasional. Eles são parte de equipes de trabalho e, às vezes, enfrentam posições desconfortáveis durante longos períodos.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Minas Gerais (Estado), foram levantados 2,071 profissionais que atuam como Professor de ensino superior na área de orientação educacional, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,259.41 e uma carga horária de 18 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,860.29, enquanto a mediana fica em R$ 3,259.41, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,524.81. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 10,727.70, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os professores de ensino superior na área de orientação educacional em Minas Gerais têm uma remuneração que varia bastante, mas a maioria ganha um salário que pode ser considerado confortável no contexto brasileiro, já que remunerações acima de R$ 5,000.00 são vistas como proporcionando uma melhor qualidade de vida. A grande diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, incentivando os profissionais a buscar qualificações adicionais e experiências que possam aumentar seu valor no mercado de trabalho.
O mercado de trabalho para professores de ensino superior na área de orientação educacional em Minas Gerais tem apresentado um quadro menos animador. Até julho de 2025, o saldo de contratações caiu de 2 para -25, uma redução de 27 em comparação com o mesmo período do ano passado. Isso reflete uma tendência de desaceleração no setor, possivelmente influenciada por mudanças nas políticas educacionais ou na demanda por esses profissionais.
Os serviços de assistência social sem alojamento são o setor que mais tem absorvido esses profissionais, com um saldo de 7 contratações. Logo atrás, outras atividades de ensino somaram 2 contratações, enquanto restaurantes e similares, ensino fundamental e atividades de apoio à educação contribuíram com 1 contratação cada. Esses números mostram que, apesar da queda geral, há nichos específicos que continuam a oferecer oportunidades para esses educadores.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.