Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental (CBO 2313-05): Imagine alguém capaz de transformar números e fórmulas em aventuras diárias para jovens mentes curiosas. Essa é a missão dos professores de ciências exatas e naturais do ensino fundamental. Para embarcar nessa jornada, é necessário ter um diploma de ensino superior na área e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Esses profissionais desempenham seu papel em uma variedade de ambientes, desde escolas tradicionais até ONGs, lidando com alunos de diferentes idades e fundos culturais. Eles enfrentam desafios como horários variáveis e, às vezes, espaços de trabalho improvisados, mas o prazer de ver os olhos dos alunos brilharem ao entender um conceito novo compensa tudo.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Minas Gerais (Estado), foram levantados 5,351 profissionais que atuam como Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,840.52 e uma carga horária de 34 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,778.93, enquanto a mediana fica em R$ 3,840.52, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,430.09. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 8,753.62, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de ciências exatas e naturais no ensino fundamental em Minas Gerais varia bastante, mas a maioria dos profissionais ganha um salário que pode ser considerado confortável no contexto brasileiro. Embora a faixa salarial esteja acima de R$ 3,000.00, permitindo uma melhor qualidade de vida, há espaço para crescimento profissional, especialmente para aqueles que buscam alcançar os níveis mais altos de remuneração. A diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há oportunidades para progressão e desenvolvimento ao longo da carreira.
Até julho de 2025, o saldo de contratações de professores de ciências exatas e naturais do ensino fundamental em Minas Gerais somou 80, uma pequena redução de 6 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 86. Apesar da diminuição, o número ainda reflete um cenário positivo, mostrando que há demanda por profissionais nesta área, embora seja ligeiramente menor do que no ano anterior.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são o ensino fundamental, com 37 novas vagas, seguido pela educação infantil - pré-escola, que adicionou 23 postos de trabalho. O ensino médio também está entre os principais, com 13 novas posições. Além disso, atividades de associações de defesa de direitos sociais e educação infantil - creche, ambas com 2 vagas, completam a lista dos setores que mais estão contratando neste período.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.