Professor de alunos com deficiência múltipla (CBO 2392-20): Imagine a missão de transformar vidas através da educação, especialmente quando se trata de alunos que enfrentam desafios únicos. Esses professores são verdadeiros heróis, dedicados a promover a inclusão e o aprendizado de estudantes com necessidades educativas especiais. Para entrar nesse campo, é necessário ter um curso superior na área de educação, além de cursos ou especializações na área de educação especial. As condições de trabalho variam desde ambientes de ensino até centros de saúde e serviços sociais, onde esses profissionais trabalham tanto individualmente quanto em equipe interdisciplinar. Apesar de eventualmente enfrentarem situações de estresse e exposição a condições insalubres, a recompensa de ver seus alunos progredirem é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Minas Gerais (Estado), foram levantados 2,448 profissionais que atuam como Professor de alunos com deficiência múltipla, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,189.29 e uma carga horária de 39 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,292.44, enquanto a mediana fica em R$ 3,189.29, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,598.27. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 4,325.95, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de alunos com deficiência múltipla em Minas Gerais tende a ser vista como baixa a moderada no contexto brasileiro, com a maioria dos salários situados abaixo de R$ 3,000.00. No entanto, há espaço para crescimento profissional, já que a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica uma margem considerável para melhorias salariais. Essa possibilidade de progresso pode encorajar os profissionais a buscar qualificações adicionais e experiências que possam aumentar seu rendimento ao longo do tempo.
Até julho de 2025, o saldo de contratações de professores de alunos com deficiência múltipla em Minas Gerais somou 68, representando um aumento de 26 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 42. Essa melhoria reflete uma tendência positiva no setor educacional, especialmente na área de inclusão, demonstrando um esforço contínuo para atender às necessidades específicas dos estudantes.
O setor de educação infantil - creche lidera as contratações, com um saldo de 41, evidenciando a importância dada à educação inicial para crianças com deficiência múltipla. Logo atrás, o ensino fundamental contribuiu com 12 novas vagas. As atividades de assistência social em residências coletivas e particulares também se destacaram, com 5 contratações, seguidas por organizações de defesa de direitos sociais e serviços de limpeza, ambas com 3 novas vagas.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.