Operador de transporte multimodal (CBO 3421-10): Imagine que você é o maestro de uma sinfonia logística, onde cada nota é uma carga, cada instrumento é um meio de transporte, e cada movimento é uma rota cuidadosamente planejada. Essa é a vida de um operador de transporte multimodal. Com formação pós-ensino médio, seja através de uma especialização ou graduação tecnológica na área de transportes, esses profissionais entram em ação após um ou dois anos de experiência prática. Eles trabalham em empresas de transportes intermodais, podendo estar tanto no escritório quanto no campo, supervisionando equipes e garantindo que tudo flua com a precisão de um relógio suíço. Às vezes, o estresse é inevitável, mas a sensação de ver uma carga segura e pontualmente entregue compensa todas as dificuldades.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Minas Gerais (Estado), foram levantados 1,068 profissionais que atuam como Operador de transporte multimodal, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,946.81 e uma carga horária de 42 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,926.97, enquanto a mediana fica em R$ 2,946.81, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,012.13. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 10,540.70, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos operadores de transporte multimodal em Minas Gerais varia bastante, mas a maioria dos profissionais ganha um salário que pode ser considerado baixo a moderado no contexto brasileiro. No entanto, a grande diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e financeiro. Essa amplitude salarial sugere que, com dedicação e desenvolvimento de habilidades, os operadores podem alavancar suas carreiras para alcançar remunerações mais atrativas.
O mercado de trabalho para operadores de transporte multimodal em Minas Gerais tem apresentado um quadro preocupante. Até julho de 2025, o saldo de contratações registra -83, uma redução significativa de 69 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo era -14. Esses números refletem uma tendência de desaquecimento na contratação nesse setor.
Apesar da redução geral, alguns setores continuam a contratar operadores de transporte multimodal. O transporte ferroviário de carga lidera com 42 novas contratações. Em segundo lugar, outras obras de instalações em construções não especificadas anteriormente somaram 18 contratações. O comércio atacadista de produtos alimentícios em geral também contribuiu, com 9 novas vagas. O transporte rodoviário de carga e a construção de redes de abastecimento de água completam a lista, com 6 e 4 contratações, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.