Motorista operacional de guincho (CBO 7825-15): Imagine um dia cheio de adrenalina, onde você precisa resgatar veículos avariados, transportar cargas pesadas e ainda garantir que tudo chegue no horário certo. Essa é a vida de um motorista operacional de guincho. Com apenas o ensino fundamental e um curso básico de qualificação, esses profissionais entram na estrada para enfrentar desafios diários. Após um a dois anos de experiência, eles dominam o ofício, capazes de definir rotas, operar equipamentos e até mesmo fazer reparos básicos. O trabalho é realizado em veículos, muitas vezes em turnos irregulares, e pode incluir situações desconfortáveis e até mesmo exposição a materiais tóxicos.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Minas Gerais (Estado), foram levantados 5,537 profissionais que atuam como Motorista operacional de guincho, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,847.90 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,244.96, enquanto a mediana fica em R$ 2,847.90, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,500. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,249.23, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos motoristas operacionais de guincho em Minas Gerais tende a ser vista como baixa a moderada no contexto brasileiro, já que a maioria dos salários está abaixo de R$ 3,000.00. No entanto, a existência de uma faixa salarial que alcança até R$ 5,249.23 indica que há espaço para crescimento profissional. Essa amplitude entre o primeiro quartil e o top 5% sugere que, com dedicação e experiência, os profissionais podem alavancar suas carreiras e melhorar significativamente seus rendimentos.
O mercado de trabalho para motoristas operacionais de guincho em Minas Gerais tem mostrado uma redução nas contratações. Até julho de 2025, o saldo de contratações foi de 13, representando uma diminuição de 29 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 42. Essa queda sugere que o setor está enfrentando desafios, possivelmente relacionados à economia ou à demanda por serviços de guincho.
No entanto, alguns setores continuam a oferecer oportunidades. O transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal, lidera com 84 novas vagas. Em segundo lugar, a construção de rodovias e ferrovias adicionou 46 postos de trabalho. Serviços combinados de escritório e apoio administrativo também contribuíram positivamente, com 39 novas contratações. Outras obras de instalações em construções e serviços de carga e descarga completam o top 5, com 26 e 17 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.