Motorista de ônibus rodoviário (CBO 7824-05): Imagine-se sentado no volante de um gigantesco ônibus, pronto para embarcar em uma jornada de longas distâncias. Essa é a vida de um motorista de ônibus rodoviário, que não só dirige o veículo, mas também garante a segurança e o conforto dos passageiros. Para entrar nesse mundo, é necessário ter uma carteira de habilitação, completar o ensino fundamental e participar de um curso básico de qualificação de até 200 horas, que inclui mecânica e eletricidade de veículos. Após três ou quatro anos de experiência, o motorista estará apto para enfrentar os desafios do ofício. Os motoristas trabalham em veículos, lidando com horários irregulares e pressão para cumprir horários, além de enfrentar situações de estresse e riscos de acidentes e assaltos.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Minas Gerais (Estado), foram levantados 16,776 profissionais que atuam como Motorista de ônibus rodoviário, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,187.09 e uma carga horária de 46 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,731.61, enquanto a mediana fica em R$ 3,187.09, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,454.52. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 4,432.06, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
Com uma remuneração que oscila entre R$ 2,731.61 e R$ 3,454.52, a maioria dos motoristas de ônibus rodoviário em Minas Gerais (Estado) ganha um salário que pode ser considerado baixo no contexto brasileiro, embora ofereça uma melhor qualidade de vida do que salários abaixo de R$ 3,000.00. Ainda assim, há espaço para crescimento profissional, visto que a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica oportunidades para aumentar a remuneração com experiência e dedicação.
O mercado de trabalho para motoristas de ônibus rodoviários em Minas Gerais registrou um saldo de 192 contratações até julho de 2025, representando uma redução de 218 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 410. Essa diminuição sugere que o setor enfrenta desafios na geração de empregos, embora ainda haja oportunidades disponíveis.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são, em primeiro lugar, o transporte rodoviário coletivo de passageiros com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana, com 72 novas vagas. Em segundo lugar, o transporte rodoviário coletivo de passageiros sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional, com 69 vagas. O transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal, exceto em região metropolitana, vem logo atrás, com 61 vagas. A locação de automóveis sem condutor e o transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional, completam a lista, com 50 e 42 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.