Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) (CBO 7825-10): Imagine-se dirigindo por estradas sinuosas, cruzando fronteiras e transportando cargas de todo tipo. Essa é a vida de um motorista de caminhão, uma profissão que, apesar de exigir apenas o ensino fundamental, precisa de um curso básico de qualificação e de um período de experiência entre um a dois anos. Os caminhoneiros são os verdadeiros heróis das estradas, enfrentando horários irregulares e alternados, muitas vezes sozinhos ou em duplas. Eles lidam com cargas pesadas e volumosas, operam equipamentos, realizam inspeções e reparos em veículos, vistoriam cargas e verificam documentação. Em resumo, são os responsáveis por manter o fluxo de mercadorias rodoviário funcionando.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Minas Gerais (Estado), foram levantados 142,607 profissionais que atuam como Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,664.02 e uma carga horária de 47 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,174.37, enquanto a mediana fica em R$ 2,664.02, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,221.86. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,041.67, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos motoristas de caminhão em Minas Gerais tende a ser vista como baixa a moderada no contexto nacional, já que a maioria dos salários se encontra abaixo de R$ 3,000.00. No entanto, a possibilidade de crescimento profissional é evidente, especialmente quando se observa a diferença entre o primeiro quartil e o top 5%. Essa amplitude salarial indica que há espaço para ascensão financeira, incentivando os profissionais a buscar qualificações e experiências adicionais para aumentar seu rendimento ao longo da carreira.
O mercado de trabalho para motoristas de caminhão em Minas Gerais registrou um saldo de 5.420 contratações até julho de 2025, representando uma redução de 1.488 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 6.908. Essa diminuição sugere que, embora haja demanda por esses profissionais, o ritmo de contratações tem se mostrado mais lento comparado ao ano anterior.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações de motoristas de caminhão são a construção de rodovias e ferrovias, com 1.115 novas vagas, seguido pelo transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional, com 705 vagas. A fabricação de álcool também se destaca, com 567 novas oportunidades, enquanto o transporte rodoviário de carga, municipal, adicionou 506 vagas. O cultivo de cana-de-açúcar completa o top cinco, com 343 novas posições.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.