Gerente de operações de transportes (CBO 1416-05): Imagine alguém que coordena a dança complexa de caminhões, trens, aviões e navios, garantindo que tudo funcione como um relógio suíço. Esses profissionais são os verdadeiros maestros da logística, planejando e administrando todas as atividades operacionais de empresas de transporte e logística. Para entrar nesse mundo, é necessário ter um diploma de nível superior, além de cursos especializados que variam de 200 a 400 horas. A experiência é fundamental, com mais de cinco anos de prática no campo. Os gerentes de operações de transportes trabalham em ambientes internos e externos, muitas vezes enfrentando situações de estresse e pressão, mas também têm a satisfação de ver suas estratégias dar frutos.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Minas Gerais (Estado), foram levantados 1.581 profissionais que atuam como Gerente de operações de transportes, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,377.28 e uma carga horária de 48 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,000.00, enquanto a mediana fica em R$ 4,377.28, com o terceiro quartil chegando a R$ 7,536.80. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 18,500.00, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos gerentes de operações de transportes em Minas Gerais varia bastante, mas a maioria dos profissionais ganha um salário que pode ser considerado confortável no contexto brasileiro. Ainda assim, há espaço para crescimento, já que a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% é significativa. Isso indica que, com dedicação e esforço, é possível alcançar níveis de remuneração que são altamente valorizados e desejados no mercado de trabalho.
O mercado de trabalho para gerentes de operações de transportes em Minas Gerais tem mostrado um quadro menos animador. Até julho de 2025, o saldo de contratações registra -98, representando uma redução de 46 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de -52. Essa tendência indica que o setor enfrenta desafios significativos na manutenção de empregos, refletindo possivelmente as dificuldades econômicas e operacionais do momento.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações, embora de forma limitada, são a organização logística do transporte de carga, com quatro novas vagas, seguido pelo comércio por atacado de caminhões novos e usados, que adicionou três postos de trabalho. Outras atividades de serviços prestados às empresas e a fabricação de peças e acessórios para veículos também contribuíram com três e duas vagas, respectivamente. Atividades de limpeza completam a lista, com mais duas vagas abertas.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.